Repórter Guaibense

Sabado, 04 de Outubro de 2025

Notícias/Cultura

Campanha busca encerrar obras do ponto de cultura Espaço Livre Biguá, no Ermo

Em sua terceira etapa, a entidade tenta viabilizar as estruturas de piso, forro e acessibilidade

Campanha busca encerrar obras do ponto de cultura Espaço Livre Biguá, no Ermo
Pedro Molnar
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Território de criação e acolhimento, o Espaço Livre Biguá, sede do Grupo de Teatro Popular Comparsaria das Façanhas, atua como ponto de cultura no bairro Ermo, em Guaíba, realizando atividades artísticas e pedagógicas com livre acesso popular e sendo ponto de encontro para outros coletivos desenvolverem suas pesquisas. Desde 2014, a sede vem sendo bioconstruída através de mutirões e financiada por contribuições espontâneas. 

Em sua terceira etapa, a entidade está promovendo a campanha para viabilizar as estruturas de piso, forro e acessibilidade. 

Segundo o artista Araxane Jardim, o objetivo é que o espaço mesmo sendo em uma propriedade privada seja destinado para população participar de oficinas culturais. Nos últimos anos o local foi palco de oficinas de teatro do oprimido e palhaçaria, dos jogos do Boal para palhaços e não palhaços, arte e cultura nas salas de aula e de ensaios da peça teatral "Jaebé: tocar a liberdade".

Leia Também:

"Esse espaço que é de uma família mas também é público, queremos a população tenha mais acessos às políticas culturais e também tem a parte social. Como a gente deve transformar esse estado de coisas que existem, como drogadição, se nós não darmos acesso aos mais pobres. E a vida tem outras coisas que não é somente o de trabalhar, ela tem um lado contemplativo de desenvolvimento de habilidades também", disse.

A ideia é que em 2022 o espaço volte a ter participação de todos, de ter uma outra cultura da coletividade conseguir conviver e ser proponente de uma atitude positiva para todos. "A gente como ponto de cultura queremos que a população entenda e tenha acesso a uma cultura mais ampla e crítica, além de se sentir protagonista", complementou Jardim.

As doações podem ser feitas via Pix, e concorrem a prêmios. Para empresas interessadas, as doações podem ser na forma materiais de construção. 

 

COMO PARTICIPAR :  

Doações através do Pix: 51981962869 (Andreia Dias de Alencar) 

Acima de 40,00 você concorre a uma Cesta com produtos naturais e kit do biguá 

Acima de 30,00 você concorre a um Kit (camiseta, caneca e bolsa personalizadas) 

Acima de 20,00 você concorre a uma Camiseta personalizada 

Acima de 10,00, você concorre a  uma Caneca personalizada 

Obs: Enviar o recibo do pix para o e-mail [email protected] para você receber o número e concorrer aos presentes. 

Doações de materiais de construção - *especialmente para empresas interessadas, através do telefone 51 981962869.

Comentários:

Veja também