Com público reduzido, o CTG Gomes Jardim fez seu tradicional rodeio neste domingo (11). Centenas de laçadores e laçadoras participaram da competição com máscaras de proteção, seguindo orientações de prevenção ao coronavírus.
Para o patrão Adriano Medeiros, o evento é um recomeço das atividades tradicionalistas gaúchas, uma possibilidade de retomar, dentro da semana de aniversário de Guaíba, a nossa cultura.
- O evento foi bem positivo, muito pela carência das pessoas que sentiam falta de nossos encontros, e passou das expectativas. Tentamos respeitar o limite, que foi acordado com os órgãos responsáveis - avalia ele.
Se não fosse a pandemia, a entidade estaria realizando a edição 52 da Festa Campeira e Artística, que comemora também o aniversário da cidade. Em setembro, organizou o Rodeio Virtual do CTG Gomes Jardim, que movimentou centenas de tradicionalistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e até mesmo do Paraná. Peões e prendas disputaram, por vídeo, das competições de chula, declamação, solista e dança par, modalidades que puderam ser adaptadas ao tempo de pandemia.
Medeiros destaca que foi um ano de ensinamentos, que conseguimos abrir muitos horizontes:
- Foi um ano de sobrevivência da parte econômica, acho que aprendemos muito a poder cobrir todos nosso custos e dificuldades. Ficamos impossibilitados de trabalhar mas, ao mesmo tempo, foi um ano de ensinamentos, de enxergar mais o próximo e tentar olhar o lado mais humano das coisas.
Comentários: