Duas guaibenses estavam entre os passageiros do acidente com um ônibus da empresa Nordeste que tombou na BR-290, em Glorinha, no último dia 6. A ex-coordenadora da 12ª Coordenadoria Regional de Educação (12ª CRE), Vera Almeida, de 62 anos, e sua neta Manuela, de 11, viajavam de Itajaí (SC) para Porto Alegre quando o veículo saiu da pista e tombou. Duas pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas, sendo duas em estado grave.
Manuela foi a primeira a sair do ônibus e a única que não sofreu ferimentos. Já Vera rompeu os ligamentos do joelho. Para ela, o episódio representa um renascimento. “Tenho que comemorar o dia 6 de junho como o marco do meu renascimento, pelo tamanho da gravidade deste acidente. Ainda há duas pessoas em estado grave no hospital. Estou com a perna nesta situação e com um machucado bastante dolorido na parte de trás da coxa, mas, de resto, estou bem”, disse à reportagem.
Ela relata que tudo aconteceu em questão de segundos. Dentro do ônibus havia muitos cacos de vidro, água, mato e galhos espalhados, enquanto passageiros gritavam por socorro. “Foi um cenário de guerra. Mas estou viva, e isso é o que importa”, afirmou. “Manuela também está bem, embora o episódio a tenha afetado psicologicamente. Ela não fala de outra coisa além do acidente, mas estamos vivas e nos recuperando”, completou.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o ônibus havia saído de Curitiba (PR) e tinha como destino final Porto Alegre. Relatos de passageiros indicam que o motorista perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra uma defensa metálica.
O veículo percorreu cerca de 100 metros encostado na estrutura antes de tombar e cair em um barranco. O acidente ocorreu por volta das 22h20. O motorista assumiu a condução do ônibus em Florianópolis (SC). Durante o atendimento da ocorrência, ele se ofereceu para realizar o teste do bafômetro, que apresentou resultado negativo para o consumo de álcool. A perícia foi acionada e deverá apontar as causas do acidente.
Comentários: