Repórter Guaibense

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Notícias/Política

Encontro do grupo Mulheres do Brasil aborda a representatividade feminina na política

Grupo, da empresária Luiza Trajano, tem quase 100 mil participantes no país e exterior

Encontro do grupo Mulheres do Brasil aborda a representatividade feminina na política
Pedro Molnar
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Equidade, respeito e representatividade foram temas do encontro promovido pelo grupo Mulheres do Brasil, nesta quarta-feira (17), no plenário da Câmara de Vereadores de Guaíba. Diversas convidadas participaram de mesas redondas sobre perspectivas e representatividade feminina na política e na luta pela execução de políticas públicas.

Participaram promotoras de justiça, presidentes de conselhos municipais, representantes do Conselho Tutelar e de conselhos municipais, vereadoras, ex-vereadoras, ex-candidatas a vereadoras e a primeira-dama Deise Reinaldo.

Elas abordaram sobre os 90 anos da conquista do voto feminino, as posições de poder das mulheres no órgãos públicos e entidades de classe, o preconceito contra as mulheres negras e portadores de necessidades especiais e a realização de políticas públicas contra violência doméstica.

Leia Também:

"Não é algo de falar contra os homens, é algo de falar a favor das mulheres. É algo para falar da importância de nós termos mulheres que sejam representativas nas suas entidades e em locais que são ocupados majoritamente por homens. Nós buscamos é a igualdade", disse a promotora de justiça do Ministério Público do Rio  Grande do Sul, Ana Luiza Domingues.

O Grupo Mulheres do Brasil, idealizada pela empresária Luiza Trajano, tem quase 100 mil participantes no país e exterior que promovem atividades pelos direitos das mulheres e por políticas públicas voltadas ao público feminino.

A líder-fundadora do núcleo Guaíba, advogada Rosane VillaNova, abordou sobre os 90 anos do voto feminino e o quanto a representatividade das mulheres na política está longe de ser alcançada: “Não podemos mais admitir esta sub representação, que ocorre por diversos motivos, como a questão financeira e as múltiplas tarefas que as mulheres precisam fazer. Mas não é verdade que mulher não se interessa por política ou que não querem exercer cargos públicos".

A vice-prefeita Claudinha Jardim, vereadoras Carla Vargas e Leticia Maidana e ex-vereadoras Fernanda Garcia, segunda mulher presidente da Câmara, e Cleusa Silveira abordaram como utilizar os espaços públicos da melhor forma.

"Nós temos olhar e uma sensibilidade muito forte, e conseguimos que nossos colegas entendesse que não estaríamos aqui somente para passar quatro anos. E que nós estaríamos aqui, sim, tentando fazer políticas públicas de verdade a favor de nossas mulheres, nossas crianças e nossos adolescentes que acabam ficando em uma situação delicada", pontou a parlamentar Carla. Ela destacou a implementação da Procuradoria da Mulher, que em passo lentos estão conseguindo uma diferença nas ações voltadas aos direitos da mulher na cidade.

A Câmara de Vereadores teve em quase cem anos de história somente 12 vereadoras, como Cleusa Silveira, Claudinha Jardim, Fernanda Garcia, Rejane Debom, Jussara Pacheco, Elma Machado, Paula Almeida, Paula Parolli e Círia Braga. Hoje elas ocupam somente duas das 17 cadeiras no legislativo, a Carla Vargas e a Letícia Maidana.

Comentários:

Veja também