Repórter Guaibense

Terça-feira, 07 de Julho de 2026

Notícias/Educação

Escola Izaura Ibanez Paiva promove mostra científica com foco na COP30

O evento mobilizou mais de 400 estudantes nesta quinta-feira

Escola Izaura Ibanez Paiva promove mostra científica com foco na COP30
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Escola Estadual Izaura Ibanhez Paiva, localizada no bairro Passo Fundo, zona sul de Guaíba, promoveu nesta quinta-feira (17) uma mostra científica com foco em meio ambiente, sustentabilidade e justiça climática. O evento mobilizou mais de 400 estudantes, do 3º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, dos turnos da manhã, tarde e noite.

Os alunos apresentaram projetos sobre temas como agroecologia, poluição da água, hortas sustentáveis, energia limpa e solar, labirinto elétrico, biodiversidade, música e sustentabilidade, cultura cigana, cidades inteligentes e os 3 Rs da sustentabilidade (reduzir, reutilizar e reciclar). Os trabalhos mais destacados poderão ser selecionados para a Conferência do Clima (COP 30), que será realizada em novembro, na cidade de Belém (PA).

Os estudantes também exploraram a sustentabilidade por meio da arte e da moda. Foram criadas máscaras e roupas com materiais recicláveis, incluindo um vestido para desfile de moda. "Queríamos mostrar que é possível cuidar do meio ambiente de forma criativa, sem poluir, e ainda transformar esses materiais em algo bonito. A moda está sempre mudando, e essa foi nossa forma de juntar o que gostamos com a preocupação ambiental", explicou uma das alunas participantes.

Leia Também:

 

 

A supervisora Cristiana Riehs destacou a importância do evento para estimular a criatividade e o protagonismo dos estudantes: "A mostra foi bastante diversificada, com cada grupo escolhendo um tema com o qual mais se identifica. Isso é muito importante, porque dá visibilidade a alunos que, muitas vezes, não conseguem se destacar nas aulas tradicionais".

Outra turma apresentou, na prática, a experiência de como o fogo pode entrar em contato com a mão sem causar queimaduras, utilizando espumas com água e detergente. Já os pequenos dos anos iniciais usaram a criatividade para construir jogos pedagógicos com materiais recicláveis, como o tradicional jogo da velha, bingo, futebol de mesa e pizza temática. A turma de estudantes do 5º ano apresentou o trabalho "Reutilizar e Renovar: um Ciclo de Vida Sustentável", que teve como objetivo conhecer os principais processos de produção de energia, compreender o conceito de desenvolvimento sustentável e pesquisar alternativas energéticas sustentáveis, como os parques eólicos.

 

 

Para Cristiana, o evento representa o verdadeiro espírito escolar: "A escola, para mim, é isso. É todo mundo circulando, rindo, brincando, aplaudindo, se emocionando. É onde a vida acontece".

Comentários:

Veja também