O filme "Uma em Mil", dos irmãos guaibenses Tiago e Jonatas Rubert, estreou na tarde desta segunda-feira (18) no Festival de Cinema de Gramado. Com a plateia lotada, o longa-metragem emocionou o público ao apresentar uma história comovente que levanta o questionamento: qual é a diferença entre ter e não ter síndrome de Down? É O primeiro filme do Brasil e do exterior dirigido por uma pessoa com síndrome de Down.
A partir de conversas entre os diretores e o tio Cléber, que também possui síndrome de Down, juntamente com suas mães, a produção coloca em xeque os pressupostos da chamada "normalidade" e revela o valor humano que a diversidade pode oferecer.
Para Tiago, a única diferença está nos amigos: seus amigos têm Down, enquanto a maioria dos amigos de seu irmão não. A obra parte das experiências familiares e sociais dos diretores, questionando as limitações impostas pelo diagnóstico médico frente à riqueza da experiência humana.
"Esse filme nasceu de um lugar muito simples, do amor que tenho pelo meu irmão. Se me perguntam sobre o que é o filme, acho que é sobre o amor. Porque somente com o amor foi possível que eu percebesse o Tiago e que ele também me percebesse" disse Jonatas.
O longa levou nove anos para ser concluído e reúne cenas gravadas em Guaíba, Porto Alegre e no interior do Estado. Grande parte das imagens vem dos registros feitos pelo pai, Irineu, já falecido, que filmava como hobby a infância e a adolescência dos irmãos na década de 1990 — um resgate que torna o filme ainda mais emocionante.
Jonathan destacou que foi uma honra estrear em um dos principais festivais de cinema do Brasil, não apenas pelo prestígio, mas pela oportunidade de levar junto toda a equipe técnica, familiares, amigos e até mesmo estudantes da Escola Gomes Jardim, onde ele e o irmão estudaram.
O filme concorre na Mostra de Longas Gaúchos do 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). A cerimônia de premiação será nesta sexta-feira (22), no Palácio dos Festivais.
Comentários: