Repórter Guaibense

Sexta-feira, 03 de Outubro de 2025

Notícias/Saúde

Guaíba apresenta estabilidade em novos casos e internações de covid-19

Região não recebeu nenhum sinal de Aviso, Alerta ou Ação do governo gaúcho

Guaíba apresenta estabilidade em novos casos e internações de covid-19
Divulgação Unimed
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os números de novos casos de covid-19 apresentam estabilidade em Guaíba, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. A cidade teve 66 novos registros na semana passada, 38,3% a menos que a semana anterior, dado também significativo em comparação ao mesmo período de abril, quando, dos dias 8 a 14, foram 701 pessoas que testaram positivo para doença. A taxa de ocupação dos leitos de UTI e de enfermaria também sugerem um cenário menos grave.

Para o coordenador da Vigilância em Saúde, Fábio da Costa, isto, por si só, não pode transmitir uma sensação de segurança para a população. "As medidas de prevenção devem ser mantidas, sempre. A atual cobertura vacinal e a taxa de curados não garantem uma imunidade coletiva segura para relaxarmos nas ações adotadas até o presente momento. Portanto, deve-se manter diversas restrições que visam evitar aglomerações e circulação desnecessária das pessoas", alerta. Para evitar a chamada terceira onda, ainda há o aguardo de mais remessas de vacina por parte do Governo Federal para avançar em mais grupos da população.

Ao todo, a cidade calcula 9.421 casos confirmados em mais de um ano, sendo que 265 moradores foram a óbitos por complicações da doença. 

Leia Também:

Esta estabilidade é confirmada pelos números apresentados pelo governo do Estado no novo sistema de monitoramento da pandemia - o chamado 3As. A região covid Guaíba, que abrange 19 cidades das regiões Costa Doce e Carbonífera, não recebeu nenhum sinal de Aviso, Alerta ou Ação, ao contrário de outras partes do Rio Grande do Sul.

O principal objetivo do novo sistema é tornar a gestão da pandemia mais simplificada, sem engessar os comunicados (antes feitos por meio de bandeiras e atualizados semanalmente a partir de indicadores pré-fixados no Distanciamento Controlado) e torná-la mais simplificada, sem fórmulas matemáticas, e mais colaborativa, compartilhando a definição de protocolos para as atividades com prefeituras e associações regionais.

“Estamos falando de ciência que é, além da ciência da saúde e dos dados, é a ciência política. Temos de mobilizar a sociedade inteira, dentro de um complexo sistema de governo, que pressupõe Estado e municípios, para o entendimento das medidas que podem vir pela frente. Por isso, fazemos uma etapa de análise técnica, uma análise do Gabinete de Crise e uma análise que é levada para a região, tudo isso com a maior celeridade possível e o constante dedo no pulso. Teremos mais agilidade inclusive para detectar as situações que preocupam e para emitir Alertas mais rapidamente”, reforçou o governador Leite.

Os sete primeiros Avisos do novo sistema foram emitidos para as regiões Covid de Santa Maria, Uruguaiana, Santa Rosa, Palmeira das Missões, Pelotas, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul. A partir da comunicação pelo Estado, cada uma delas deverá redobrar a atenção para o quadro da pandemia.

Comentários:

Veja também