Repórter Guaibense

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024

Notícias/Geral

Guaíba é a 10ª cidade gaúcha que teve maior queda de homicídios em 2020

O RS alcançou marca histórica na redução da criminalidade

Guaíba é a 10ª cidade gaúcha que teve maior queda de homicídios em 2020
Rodrigo Ziebell/SSP
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Guaíba aparece como a 10ª cidade gaúcha que teve maior queda em número de homicídios em 2020. A cidade registrou 16 assassinatos no ano, sendo que no mesmo período de 2019 houve 27 (diferença de 40,7%). O governador Eduardo Leite e o secretário de Segurança Pública Ronolfo Vieira Júnior apresentaram os dados de criminalidade no Rio Grande do Sul na manhã desta quarta-feira (14). Em dois anos de governo, o Rio Grande do Sul consolidou menor taxa de homicídios por 100 mil habitantes desde 2010.

 - Se falássemos há dois anos em reduzir pela metade os homicídios em Porto Alegre, achariam que estaríamos sendo ousados demais. Se falássemos em reduzir pela metade o roubo de veículos no RS, poucos talvez acreditariam. Se falássemos em reduzir em 74% os roubos a banco no nosso Estado, provavelmente, diriam que nós não estaríamos trabalhando com a verdade ou com seriedade. Mas é exatamente isso que aconteceu. Uma redução muito forte de indicadores de criminalidade e isso reflete diretamente na qualidade de vida e no desenvolvimento do nosso Estado. Um Estado com segurança é onde se deseja viver e investir, o que gera um efeito cascata positivo pela confiança. Por isso, o nosso reconhecimento a todo os agentes da nossa Segurança Pública e ao trabalho integrado e coordenado pelo RS Seguro - destacou Leite.

Leia Também:

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), ao final de dezembro, o acumulado de vítimas de assassinato no ano foi de 1.694, 6,5% menos do que as 1.811 de 2019 e o menor total de 2007. Com o resultado, considerando a mais recente estimativa de população do RS segundo o IBGE, a taxa caiu para 14,8 mortes a cada 100 mil habitantes – abaixo de 15 pela primeira vez em 11 anos. Comparado ao pior momento já vivido no Estado, em 2017, quando a taxa chegou a 26,4 homicídios por 100 mil habitantes, o dado atual equivale à queda de 44%.

A cidade que teve maior queda foi a capital Porto Alegre, de 60 assassinatos, seguida por Pelotas, Gravataí, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, Canoas, Sapucaia do Sul e Cachoeirinha. Em Tramandaí, no Litoral Norte, houve redução de 12 mortes por decorrência da criminalidade.

Além de homicídios, o Estado fechou o ano com novas quedas também de latrocínios e feminicídios. O número de roubos com morte foi, em 2020, o menor desde que esse tipo de crime passou a ser contabilizado pela SSP, há quase 20 anos. Em 2018, o Rio Grande do Sul enfrentou o momento mais crítico de violência contra as mulheres da história recente. Naquele ano, a estatística de feminicídios atingiu o pico, com 116 gaúchas assassinadas por motivo de gênero. Dois anos e uma nova gestão depois, o Estado reduziu o número de vítimas para 76 em 2020. Foram 40 mortes a menos e uma queda de 34,5%. Como em 2019, com 97 vítimas, já haviam deixado de ocorrer outras 19 mortes na comparação com o ano anterior, o primeiro biênio do atual governo resultou na preservação da vida de 59 mulheres.

 - A vida humana é o bem principal. Se o RS Seguro conseguiu preservar mais de 1,3 mil vidas em dois anos, é porque todo o trabalho de integração das forças policiais está dando certo e o planejamento estratégico baseado em dados objetivos foi acertado. Os dados falam por si - disse Ranolfo.

Comentários:

Veja também