Sem a semana farroupilha no parque Coelhão, por conta das restrições devido a pandemia de coronavírus, a secretaria de Cultura divulgou as atividades alusivas a data neste ano. Guaíba vai integrar a programação da primeira Semana Farroupilha Virtual, da Assembleia Legislativa, com a esquete do espetáculo “Do Cipreste ao Piratini”.
Na segunda-feira (14) acontecerá o acendimento da Chama Crioula no Sítio Histórico de Guaíba, junto ao Cipreste, local onde os farroupilhas planejaram o início da Revolução em 1835. Após o acendimento, será repetido o trajeto heróis fizeram naquela época. A Chama será conduzida até o terminal hidroviário pelo presidente dos guardiões da centelha da chama, Elbio de Oliveira, junto com os representes da cavalgadas do Município. No catamarã, a centelha será entregue ao presidente da ATG (Associação Tradicionalista de Guaíba), Ariano Pereira, que irá conduzi-la até a Capital. A Chama será recebida pela patrona dos festejos farroupilhas de Porto Alegre, Sandra Abech, e pela dos festejos farroupilhas do Estado, Alessandra Motta, conduzindo-a até o Palácio Piratini.
Os artistas locais Manity Oliveira e Kauana Neves também participarão das apresentações do evento. As atividades fazem parte do projeto caravana virtual farroupilha.
Segundo a Famurs, o projeto cultural trará uma série de shows em forma de live com artistas de todo o Rio Grande do Sul. Ao todo, serão 120 espetáculos com músicos de todas as regiões do estado, valorizando e mostrando o que há de maior valor na música gaúcha.
Comentários: