Repórter Guaibense

Terça-feira, 26 de Maio de 2026

Notícias/Educação

Guaíba lança projeto de busca ativa escolar e recuperação de apreendizagem

Solenidade ocorreu no plenário da Câmara de Vereadores nesta sexta-feira

Guaíba lança projeto de busca ativa escolar e recuperação de apreendizagem
Lucas Wink de Freitas/Prefeitura
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando
Guaíba lançou, na manhã desta sexta-feira (04), o projeto Busca Ativa Escolar e Recuperação de Aprendizagem. A solenidade ocorreu no plenário Vereador Jonas Xavier, da Câmara Municipal de Vereadores de Guaíba.
 
O projeto foi desenvolvido por membros das secretarias de educação, assistência social, saúde, Ministério Público, Conselho Tutelar, 12ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), sociedade civil, entre outros. Tem como principal objetivo identificar crianças e adolescentes de 4 anos (completos até 31/03 do ano vigente) a 17 anos fora da escola, garantir a matrícula e a recuperação de aprendizagem.

Leia Também:

 
A assistente social da secretaria de educação, Elaide da Silva, fez a apresentação do projeto e explicou que a busca ativa se divide em dois, um para os alunos que já estão dentro da rede e que por algum motivo estão infrequentes, e a outra que são para crianças e adolescentes que estão fora da rede. Elaide também destacou que através do mapeamento realizado foi possível identificar que a maioria das crianças que estão fora da sala de aula tem 4 anos de idade, e que muitas vezes, por falta de informação, os pais não sabem que nessa idade é obrigatório eles estarem inseridos na rede escolar.
 
No Brasil, em 2020, 5 milhões de crianças e adolescentes estavam fora da escola. Em Guaíba, um levantamento realizado pelo Cadastro Único, identificou que em torno de 50 crianças encontram-se fora da sala de aula neste ano.
 
"A responsabilidade da educação pública é de todos, independente da rede", destacou a coordenadora da 12ª CRE, Claudete de Oliveira, que ainda ressaltou que Guaíba é um dos poucos municípios onde existe a integração entre as duas redes, e que isso é fundamental neste projeto de busca ativa.
 
A secretária de saúde, Eliane Ribeiro, reforçou a importância do trabalho intersetorial, e explicou que na saúde a busca ativa já é uma prática. Eliane destacou que a sensibilização da comunidade para esta pauta é muito importante, sendo uma aliada nesta busca.
 
As políticas públicas criadas de forma coletiva são mais consistentes e tem maior tendência a ter sucesso, todos trabalhando pelo mesmo sentido e propósito, é assim que conseguimos crescer e é assim que a gente consegue fazer com a que a nossa comunidade tenha um resultado melhor, destacou o Secretário de Assistência Social, Norberto Guimarães.
 
A secretária de educação, Magda Ramos, explicou que o projeto busca ativa é um processo inicial, onde a secretaria de educação busca crianças e adolescentes para as escolas, mas que mantê-los dentro é um grande desafio, onde além do trabalho em conjunto com as secretaria de assistência social e saúde, é necessário contar com o apoio da família e da comunidade escolar.
 
A promotora de Justiça de Guaíba, Ana Luíza Domingues de Souza Leal, explicou que em fevereiro deste ano foi firmado um Termo de Cooperação no Ministério Público Estadual, com as mais diversas instituições estaduais e federais, e com entidades ligadas à educação, para que fosse possível levar esse projeto de busca ativa para os municípios, e que felizmente deu-se início a esse projeto em Guaíba.
 
"A Prefeitura de Guaíba assume o compromisso ao programa Busca Ativa Escolar, de forma transversal, para que todo estudante esteja na escola, os índices de evasão escolar diminuam e a permanência com qualidade de ensino sejam cada vez mais notáveis no dia-a-dia”, afirmou a  viceprefeita, Cláudia Jardim.
FONTE/CRÉDITOS: Texto: Jéssica Olsson
Comentários:

Veja também