Repórter Guaibense

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024

Notícias/Cultura

Guaíba receberá monumento de Anita Garibaldi, em homenagem ao bicentenário da heroína

O anúncio foi feito pela redes sociais da vice-prefeita e secretária de Educação Claudinha Jardim

Guaíba receberá monumento de Anita Garibaldi, em homenagem ao bicentenário da heroína
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Guaíba será comtemplada em receber o monumento especial de Anita Garibaldi ainda este ano, em comemoração ao bicentenário de nascimento de uma das personalidades femininas mais cultuadas do sul do Brasil. O município estava disputando com Porto Alegre e Camaquã.

O anúncio foi feito pela redes sociais da vice-prefeita e secretária de Educação Claudinha Jardim. O local será definido nas próximas semanas. 

Ana Maria de Jesus Ribeiro nasceu em Laguna, Santa Catarina, em 30 de agosto de 1821, e aos 18 anos, já separada do primeiro marido, conheceu e se apaixonou pelo italiano José Garibaldi, quando as tropas farroupilhas desembarcaram em Laguna para tomar a cidade. Era junho de 1839, e nos anos seguintes, Anita deixou Laguna ao lado de Garibaldi, lutou pela causa da liberdade no Rio Grande do Sul e em diversos países, viveu uma história de amor marcada por momentos dramáticos e de perigo, morreu muito jovem, aos 28 anos, e entrou para a história como a Heroína de Dois Mundos.

Leia Também:

“Considerando a época em que viveu e as atitudes que tomou, Anita é dos maiores testemunhos de destemor e determinação femininos que se conhece”, afirma a secretária da Cultura, Beatriz Araujo. “A intenção do governo do Estado, ao instituir o Ano de Anita no Rio Grande do Sul, é maior que comemorar uma efeméride de 200 anos; trata-se de promover, pela figura de Anita, a afirmação feminina, nossos direitos, o empoderamento de gênero, para que venhamos a ter uma sociedade mais justa e igualitária.”

Para garantir o merecido reconhecimento à memória da heroína, o Decreto 55.756, de 9 de fevereiro, instituiu o Ano de Anita, dedicando 2021 às comemorações pela passagem dos 200 anos de nascimento dela. Uma comissão foi nomeada pelo governador Eduardo Leite para coordenar as festividades no Estado, integrada pelas secretarias estaduais da Cultura (Sedac) e de Turismo, Conselho Estadual de Cultura (CEC), Consulado da Itália em Porto Alegre, Instituto Anita Garibaldi, Instituto Histórico e Geográfico do RS (IHGRGS), Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Fundação Cultural Catarinense.

A presidente da comissão é a escritora e pesquisadora Elma Sant’Ana, fundadora do Instituto Anita Garibaldi, autora de diversos livros sobre a vida de Anita e reconhecida internacionalmente pela proficiência no assunto.

Apesar das regras de distanciamento vigentes por conta da pandemia, prefeituras, piquetes e centros de tradições gaúchas, instituições de ensino e centros culturais públicos e privados programarão atividades em comemoração ao Ano de Anita, afirma Elma. A página Ano de Anita, disponível no website da Sedac, divulgará iniciativas dos usuários cadastrados, por meio de um mapa do Rio Grande do Sul. Ao clicar no ícone sinalizador, aparece a cidade de origem e a descrição da atividade.

Entre as ações que já ocorrem, estão a série de vídeos “Uma história em quatro imagens” e a exposição virtual “Anitas”.

Comentários:

Veja também