Repórter Guaibense

Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026

Notícias/Geral

Guaíba terá monumento “Mão de Deus” e projeto urbanístico inspirado no Monte das Oliveiras, de Jerusalém

O projeto também contempla o plantio de oliveiras e santuário

Guaíba terá monumento “Mão de Deus” e projeto urbanístico inspirado no Monte das Oliveiras, de Jerusalém
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Prefeitura de Guaíba construirá o monumento “Mão de Deus”, que será instalado ainda no primeiro semestre de 2026. Com investimento de R$ 35 mil, a obra será esculpida pelo artista plástico paranaense Moisés Rodrigues Ribas e fará parte de uma qualificação do mobiliário urbano em seu entorno, com estruturas que adentrarão as águas para contemplação do Guaíba e faixas de passeio ao longo de toda a extensão da Praça da Juventude.

O projeto está sendo pensado e desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, com foco na qualificação dos espaços públicos e na priorização da chamada “mobilidade humana”. A iniciativa irá integrar o conceito visual do projeto “Caminho das Oliveiras”. A titular da pasta, Paula de Oliveira Parolli, afirma que a ideia é inspirada no Monte das Oliveiras, localizado na Cidade Antiga de Jerusalém, em Israel.

“Queremos resgatar uma antiga pista de caminhada, feita pelo então prefeito Nelson Cornetet, com uma calçada inspirada nesse local histórico e religioso. Nossa intenção é realizar uma restauração completa desse canto do Parque da Juventude”, disse à reportagem.

Leia Também:

Ela ainda adianta que a proposta é criar calçada com identidade visual inspirada no Monte das Oliveiras, utilizando pedras e símbolos da árvore conhecida por seus frutos — as azeitonas — e pelo azeite, que representam paz, sabedoria e longevidade. As oliveiras se destacam por seus troncos retorcidos e folhas verde-prateadas.

O projeto também contempla o plantio de oliveiras na área sul da Rua Sete de Setembro, o plantio de uma oliveira centenária de Jerusalém, a criação de um santuário próximo ao Morro Lutzemberg e a implantação de um viveiro no Complexo Esportivo Ruy Coelho Gonçalves (Coelhão).

Comentários:

Veja também