Repórter Guaibense

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024

Notícias/Cultura

Há seis anos, grupo Leialogo cola cartazes com versos poéticos nos postes de Guaíba

Professor e escritor Renato Isquierdo foi homenageado na ação deste final de semana

Há seis anos, grupo Leialogo cola cartazes com versos poéticos nos postes de Guaíba
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Escritores e poetas de Guaíba voltaram a espalhar poesias em diversos lugares de Guaíba neste final de semana. Anderson Kubiaki, Andrea Aquini  Marcelo Rutshell colocaram cartazes em formato de lambe-lambe com versos poéticos nos postes da cidade, em praças, parques, próximo à hidroviária e na orla revitalizada  da Alegria, na zona sul. 

A ação acontece há seis anos pelo coletivo Leia Logo com intuito espalhar um ruído poético no cotidiano urbano. Já foram colocados também em outras cidades do Rio Grande do Sul e de outros estados brasileiros, como em Florianópolis, São Paulo, Lages, Salvador, nas praias do litoral gaúcho e até no Uruguai.

A maioria dos trabalhos são poesias escritas por poetas não-conhecidos do grande público e, desta vez, o homenageado foi o professor e escritor Renato Isquierdo, que faleceu aos 36 anos em decorrência da covid-19. Entre os seus versos está "Mulher Negra":

Leia Também:

 

Mulher negra,
Tu és espelho da noite.
Na tua pela escura,
Cruzam estrelas, cometas
E lutas de cristal.

 

Segundo Kubiaki, a ideia é mesmo de causar um ruído poético na rotina, no cotidiano urbano. "Com frequência recebemos mensagens de pessoas dizendo que estavam esperando o ônibus, indo ou voltando do trabalho, da escola, e, ao se deparar com um dos poemas, aquilo lhe tirou um sorriso, trouxe uma lembrança, uma reflexão" conta ele. Por isso usam geralmente poemas com poucos versos, pra que se possa ler na passagem, no ir e vir da sua rotina. E daí que vem o nome: "leia logo".

 

Mas 
Se tudo que se faz 
De coração
Vale a pena
Por que 
Essa insistência toda
Em ser feliz
Como lema?

Comentários:

Veja também