Moradores de Guaíba questionam sobre possível aumento de Cargos em Comissão (CC's) no projeto de organograma de governo do prefeito Marcelo Maranata, que deve ser votado nesta sexta-feira (5) em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores. Segundo ele, não é verdade, que não estão aumentando nenhum centavo em gasto e nada na estrutura que afeta o bom atendimento da prefeitura.
Ele explica que, no primeiro projeto, haviam cargos que eram de funções gratificadas e que poderiam ser cargos em comissão, o que não foi avançado neste sentido. O governou encaminhou para o legislativo um substitutivo da proposta ontem.
- Não aumentamos nenhum cargo, nenhum gasto no nosso projeto. Então isto não é verdade, infelizmente a gente corre ainda com esse tipo de fake news. Que desconhece e não entra a fundo dentro do projeto - diz ele.
Entre as principais mudanças no organograma, em comparação ao governo anterior, está a criação de secretaria de Licitação e Contratos, responsável por mapear e organizar as demandas das diversas unidades de forma a otimizar as compras do órgão público. Ainda há uma junção de antigas secretarias para pastas com novas nomenclaturas, como a de Meio Ambiente, Planejamento e Gestão Territorial e de Infraestrutura e Serviços Públicos, que atenderá atividades de obras públicas, limpeza urbana, causa animal e saneamento básico.
A Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Cultura não será extinta. Em dezembro, artistas locais escreveram a carta "Manifesto Cultura em Movimento" para que o setor continue com poder de secretaria, já que havia especulações de ser transformada em diretoria ou fundação. O governo ainda pretende criar uma diretoria de Cultura, Iniciação Científica e Práticas Esportivas, responsável por promover e executar ações em escolas públicas que fomentem esses setores.
Ainda está no projeto a recriação do cargo de secretário adjunto de Educação. A pasta de Trabalho e Desenvolvimento Econômica passa a ser chamada de Desenvolvimento Econômico e Inovação, que atenderá também o agronegócio. A de Mobilidade Urbana e Segurança de Mobilidade Urbana e Segurança Comunitária, que, de forma preventiva, tratará de questões básicas da segurança nas comunidades.