Livros, frutas, plantas e até água benta. São esses itens que estão em doação em uma parada de ônibus no Bom Fim, zona oeste de Guaíba, em frente da casa das irmãs de São José. O projeto "Parada Solidária" tem chamado atenção dos moradores da comunidade que, além de pegarem essas comidas e obras literárias, também estão doando.
Esses livros estavam sobrando na biblioteca do Projari, que atende diversas crianças e adolescentes em vulnerabilidade social do bairro. Foi a partir desses volumes que a iniciativa começou, no início do mês. Segundo a entidade, o intuito é levar um pouco mais de conforto para os que, mesmo com a pandemia de covid-19, precisam utilizar o transporte público para trabalhar ou para atender seus compromissos.
- As pessoas estão apreciando muito, tem gente que pega frutas, legumes e limão. Levam até Porto Alegre para quem mais precisa. É um sucesso puro. Achamos que ia ter vandalismo, mas não, respeitam pelas coisas que estão sendo colocadas - comora a irmã Laura Gavazzoni.
Moradores estão apreciando a ideia, estão dedicando esses minutos que esperam os ônibus para criarem o hábito pela leitura, despertando a cultura em tempo de pandemia. Além disto, em um dia de manhã apareceu plantas medicinais em baixo da cobertura. E até águas bentas, que sobraram da Romaria das Capelinhas (evento realizado em outubro de 2019), estão sendo distribuídas.
Dessa forma, a espera pelo ônibus pode ser amenizada por uma boa leitura e por um lanche leve. Para Cristina Araújo, uma das apoiadoras do projeto, todos os dias elas colocam livros de diversos temas, para que as pessoas possam ler ali mesmo na parada ou até mesmo levar o livro para casa, e também frutas e limões que são ótimos para um bom chá com muita vitamina C.
- São pequenos gestos que com certeza faz a diferença na vida de muita gente - diz ela.
Comentários: