Dezenas de prendas e peões do CTG Gomes Jardim desfilaram à cavalo palas ruas do centro de Guaíba na manhã desta segunda-feira, 20 de setembro, feriado da Revolução Farroupilha. A ação ocorreu após a Prefeitura cancelar o tradicional desfile, pelo segundo ano consecutivo, devido o Ministério Público não ter recebido documentos necessários das entidades tradicionalistas.
Os principais motivos foram as restrições sanitárias devido a pandemia de coronavírus e a falta de exames da doença de mormo nos cavalos. O mormo é uma zoonose infectocontagios que acomete primeiro os equídeos (cavalos, burros e mulas) e pode ser transmitida eventualmente a outros animais e ao ser humano. É transmitida a humanos pelo contato com animais infectados.
Segundo o patrão do CTG Gomes Jardim, Adriano Medeiros, os protocolos do CTG Gomes Jardim foram apresentados corretamente aos órgãos responsáveis que, gentilmente, autorizaram a cavalgada "não-formal".
- Não merecemos passar em branco o dia do gaúcho, e deu tudo certo. O legado está ai, nosso esforço e nossa batalha está nos nossos filhos que não vão deixar morrer a nossa tradição - disse ele.
O Sarandeio Farroupilha encerrou neste domingo (19) pela noite no CTG Gomes Jardim, com atividades culturais das invernadas e shows de Roger Machado e Luis Marenco. Foram 10 dias de atividades nas sedes das entidades tradicionalistas, como nos CTGs Cruzeiro do Sul, República Rio-Grandense, Caudilho Guaibense e Darci Fagundes, com shows de Renato Borguetti, Os Fagundes, Os Monarcas, Shana Muller e Gaúcho da Fronteira.
Para o secretário de Cultura, Ivo Schergl Jr., tem que ter muita coragem, "mas muito coragem", para ter assinado um projeto como o Sarandeio, estudando os protocolos, as bandeiras e as limitações.
- 80% dos municípios do Rio Grande do Sul não fizeram nada, e nós não fizemos qualquer coisa, nos nossos galpões tiveram os maiores nomes da música tradicionalista e, para nós, nosso maior tesouro: nossos artistas guaibenses. Juntos operamos um milagre diante das condições pandêmicas que tínhamos, e o Sarandeio veio para ficar.
O guaibenses que tocaram foram Alemãozinho da Cordeona, Rodrigo Santos, Manity Oliveira, Eduardo Vargas, Fofa Nobre, Marcus Morais, Graciele de Souza, Charles Arce e Roger Machado, além de Esthevan Lima na abertura dos Festejos Farroupilha no Sítio Histórico.
Comentários: