Repórter Guaibense

Terça-feira, 15 de Outubro de 2024

Notícias/Cultura

Projeto "15 Histórias Passadas a Limpo" encerra exposição itinerante com mais de 3 mil alunos visitantes

O projeto iniciou dia 25 de agosto numa das maiores praças de Guaíba, Gastão Leão, e depois passou em cinco escolas

Projeto
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Mais de 3 mil alunos da rede pública de ensino conheceram os personagens do projeto 15 Histórias Passadas a Limpo. A exposição itinerante que retrata trabalhadores da limpeza urbana e da reciclagem de Guaíba terminou na escola municipal Santa Rita de Cássia, no bairro Santa Rita, depois circular durante 15 dias em cinco escolas públicas.

O projeto do portal de notícias Repórter Guaibense tem como objetivo retratar, por meio de vídeos e fotos, pessoas envolvidas com a limpeza urbana e coleta de materiais recicláveis da cidade. 

O projeto iniciou dia 25 de agosto numa das maiores praças, Gastão Leão, e depois passou em escolas de diferentes regiões da cidade: Carlos de Moura e Cunha, Arlindo Stringhini, Breno Guimarães, Amadeu Bolognesi e Santa Rita de Cássia. Estudantes também assistiram o documentário que conta a histórias de garis, lixeiros, profissionais da limpeza de escolas, recicladores, mecânico e motorista do caminhão do lixo.

Leia Também:

 

Assista aqui:

 

O alunos e professores ainda realizaram depois diversas atividades pedagógicas e debateram sobre o projeto e o papel desses trabalhadores para a sociedade. Para o diretor e o jornalista Pedro Molnar, os personagens demonstraram o quanto gostam de trabalhar numa profissão muito desvalorizada, mas, tão importante para nossa vida mantendo nossas cidades limpas e sustentáveis. 

"Vários desses profissionais falam de elogio, o quanto é gratificante receber elogios por simplesmente estarem limpando as nossas ruas e avenidas. Mas, infelizmente, às vezes passamos por eles e tratamos eles como invisíveis numa sociedade rodeada de preconceitos sociais. Esse projeto aconteceu para dar voz a eles, para a comunidade conhecer suas histórias e conhecer os verdadeiros responsáveis em manter nossa cidade limpa e sustentável", destacou. 

Para o produtor Isaque Conceição, é ideia foi mostra esses trabalhadores sem torna-los vítimas da sociedade. "Eles são trabalhadores com sonhos, planos e muitas realizações na vida. Foi muito importante para mim, enquanto produtor cultural, poder com minha sensibilidade de artista contribuir para que essas histórias chegassem da maior maneira possível para o público. A gente queria entregar para sociedade um trabalho bonito, sensível e que tivesse respeito por cada um", disse.

Comentários:

Veja também