Repórter Guaibense

Sabado, 04 de Outubro de 2025

Notícias/Saúde

Região Guaíba tem aumento de 53% nas internações e volta para bandeira vermelha no mapa prévio

Somente uma região do RS ficou em sinalização laranja

Região Guaíba tem aumento de 53% nas internações e volta para bandeira vermelha no mapa prévio
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A região de Guaíba, que abrange cidades da Costa Doce e Carbonífera, está novamente com bandeira vermelha no mapa preliminar do Distanciamento Controlado. Em dados divulgados pelo governo estadual na tarde desta sexta-feira (4), a área teve aumento de 53% nas internações hospitalares por covid-19. As prefeituras ou associações de municípios ainda podem recorrer da decisão, até domingo (6).

Dos seus quatro indicadores regionais, Guaíba alcançou classificação de risco alto em um deles. É o caso do indicador do número de hospitalizações nos últimos sete. Os indicadores de estágio de evolução da doença, do número de hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes e de projeção de óbitos obtiveram bandeiras laranja, para o primeiro, e vermelha nos dois últimos.

A estado considera aumento significativo nos registros de internações, em uma semana passou de 17 para 26 registros. Com o registro de nove óbitos no mesmo período, houve estabilização em relação aos registrados na semana anterior. No caso do indicador de Ativos sobre Recuperados, a região registrou 537 ativos para 1.516 recuperados, representando uma melhora no valor dado pela razão em comparação a semana anterior.

Leia Também:

Em todo Rio Grande Sul, somente uma região está em sinalização laranja: a de Taquara. A cor predominante do mapa preliminar reforça o alerta emitido há semanas pelo governador Eduardo Leite, devido à mudança do cenário de estabilização para aumento de internações por covid-19 no Estado, e que foi ampliado por meio de decreto. Publicado na segunda-feira (30), o documento traz medidas válidas por 14 dias, como a suspensão do sistema de cogestão do Distanciamento Controlado, para unificar as restrições e obrigando todos os locais com alto risco epidemiológico a segui-las para conter a contaminação, e alterações em protocolos de bandeira vermelha.

- Precisamos reforçar a necessidade de cuidados e reduzir a circulação de pessoas e conter a propagação de coronavírus no RS. Agora, o que queremos é que as pessoas se encontrem menos, em festas e confraternizações, ou mesmo em parques e locais públicos, onde tendem a se cuidar menos. Não é hora de aglomerações. Reduzir contatos é muito importante nesse momento, porque quebramos o ciclo de contágio -  afirmou Leite ao anunciar as medidas.

Comentários:

Veja também