Durante a cerimônia do Prêmio Repórter Guaíbense, na quarta-feira (17), o portal de notícias lançou o projeto "15 histórias passadas a limpo". Com recursos da lei Paulo Gustavo, o projeto visa a realização de um documentário acompanhado de exposição fotográfica itinerante que circulará em locais públicos da cidade.
Este documentário, aliado com a exposição, terá como objetivo retratar, por meio de vídeos, fotos e textos, pessoas envolvidas com a limpeza urbana e coleta de materiais recicláveis da cidade.
O projeto tem como diretor o jornalista Pedro Molnar, o editor do documentário Eduardo Teixeira e o produtor cultural Isaque Conceição. Para Conceição, o projeto propõe contar as histórias de vida de trabalhadores comuns, muitas vezes invisibilizados dentro da sociedade.
"Dar rosto, voz e biografia a cada uma destas pessoas é resgatar e promover a dignidade e o respeito à esses trabalhadores essenciais para o meio ambiente e saúde pública. Valorizar garis, lixeiros, faxineiras de escolas, catadores, coletores é também valorizar e promover bem estar social", destaca ele.
As atividades do projeto contemplam palestras e oficinas com potencial de contribuição para alunos e professores da rede pública, ativistas ambientais e culturais, e para a comunidade local em geral. Os cinco locais por onde a exposição transitará estão espalhados por diversas regiões da cidade facilitando o acesso da população ao conteúdo do projeto.
Molnar destaca que as propostas de execução é inovadora no município: sustentável, uma vez que pretendem utilizar materiais biodegradáveis para confecção dos painéis, e descentralizada, já que democratiza o acesso abrangendo boa parte do território do município em integração com nossas comunidades.
"Nosso projeto alia as artes cinematográficas e fotográficas, cultura, jornalismo, educação, sustentabilidade e inclusão social", afirma.
O lançamento está previsto para o fim de agosto. Mas, quem são os trabalhadores da limpeza urbana? O Repórter Guaibense abriu as inscrições para aqueles que queiram compartilhar as histórias desses trabalhadores ou de coletores de materiais recicláveis. A histórias podem ser enviadas para o e-mail [email protected], até 1º de junho.
Comentários: