Repórter Guaibense

Notícias/Geral

Rotary inaugura monumento na entrada de Guaíba

Com dois clubes, organização está presente na cidade desde 1956

Rotary inaugura monumento na entrada de Guaíba
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Os Rotary Clubs inauguram na manhã desta terça-feira (21) o marco rotário na rótula da avenida Nestor de Moura Jardim, próxima da BR-116, em Guaíba. O monumento que existe em outras cidades do Brasil e até do mundo sinaliza que nas proximidades daquele local existe um Rotary. Em Guaíba há dois: o Rotary Club de Guaíba e o Rotary Club de Guaíba - Farrapos, além da Casa da Amizade.

A organização é uma rede global de líderes comunitários que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas nas suas comunidades. Está presente em mais de 215 países, com 36.513 clubes e mais de 1 milhão de associados. 

A organização está na cidade desde 1956, formada por profissionais de diversas áreas de atuação afins de prestar serviço ao próximo. Nesta história de 65 anos, o clube é conhecido por diversos projetos para arrecadação financeira para o Projari, que atende diversas crianças e adolescentes em vulnerabilidade social com oficinas culturais, esportivas e de recreação no Bom Fim. A Noite Alemã é o principal evento, há quase 30 anos a festa germânica no clube Itapuí reúne anualmente centenas de guaibenses que, além de se divertirem, têm conhecimento que todos recursos são destinados para causas sociais. A Apae Guaíba e Avope também são beneficiadas.

Segundo o presidente do Rotary Club de Guaíba Felipe Coimbra, o emblema do Rotary significa as 24 horas do dia que os rotarianos pensam em dar de si antes de pensar em si ou fazer o bem sem olhar a quem, os lemas principais do Rotary Internacional. Há também seis frentes, que representam família, amizade, ação, profissão, religião e instituição.

O marco rotário serve como marco, como o próprio nome diz, para caracterizar o voluntariado. "Nós percebemos que hoje é difícil alguém doar algo a outro, e com o voluntariado vamos além. Quando temos esse marco conseguimos mostrar a força do voluntariado em nosso Município, onde a sociedade civil organizada consegue fazer a diferença em nossa comunidade. O marco mostra que Guaíba tem Rotary forte e pujante que faz a diferença para a sociedade", disse o presidente do Rotary Club de Guaíba - Farrapos, Juliano Missel.

 

Felipe Coimbra deixa a presidência do Rotary Club de Guaíba na próxima semana depois de três anos
Felipe Coimbra deixa a presidência do Rotary Club de Guaíba na próxima semana depois de três anos

 

O monumento é construído através do projeto da arquiteta Greci Guaressi. Segundo ela, representa não somente o Cipreste, símbolo da cidade, mas também o abraço a toda comunidade incentivando o trabalho, a disponibilidade e o voluntariado que é realizado pelo Rotary há tantos anos nesta cidade.

A inauguração terminou na sede do Rotary, no Centro, com a presença do governador do distrito rotário Tabajara Ramalho de Andrade e da governadora eleita Rosane Maria Bertori. Na próxima terça-feira (28) os clubes empossam as diretorias do próximo ano rotário, presididas pelos rotarianos Paula Salazar Varella e Edgar Lopes.

 

Juliano Missel, presidente do Rotary Guaíba - Farrapos, com o governador Tabajara de Andrade
Juliano Missel, presidente do Rotary Guaíba - Farrapos, com o governador Tabajara de Andrade

 

Rótula do Rotary

Aliás, tramita na Câmara de Vereadores o projeto de lei que denomina a rótula de "rótula do Rotary", proposto pela parlamentar Carla Vargas, em homenagem à organização.

Comentários:

Veja também