Repórter Guaibense

Sabado, 04 de Outubro de 2025

Notícias/Cultura

Show de patinação artística, no Coelhão, conta histórias e tradições do Rio Grande do Sul

Espetáculo sobre rodas é do Grupo Expressão de Patinação

Show de patinação artística, no Coelhão, conta histórias e tradições do Rio Grande do Sul
Luis Adriano Madruga/PMG
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O público assistiu, na noite de domingo (5) e desta segunda-feira (6), o show entre rodas Nossas Façanhas. Cerca de 20 patinadores entre crianças, adolescentes e adultos do Grupo Expressão de Patinação apresentaram o espetáculo, no ginásio Ruy Coelho Gonçalves (Coelhão), contando as origens, lutas e tradições do Rio Grande do Sul.

A apresentação começou com a história de 1750 com as primeiras missões jesuítas, os povos indígenas no estado e a cultura tupi-guarani, chegando em 1835 com o início da Revolução Farroupilha, seus heróis e a heroína Anita Garibaldi, até a tradição que fortalece o povo em vertir pilcha, tomar chimarrão e levantar a bandeira vermelha, amarela e verde.

O som ficou com responsabilidade da dupla Eduardo Vargas e Diego Lacerda, com músicas conhecidas na cultura gaúcha: Canto Alegretense, Querência Amada e o hino do estado.

Leia Também:

Para a diretora Bruna Cunha, é muita emoção ter colocado esse projeto na prática durante a pandemia, pois a escola ficou mais de um ano com portas fechadas, e que esses 22 artistas com as 22 famílias foram os que fizeram a diferença para colocar o trabalho na quadra. Ela dedicou esse show ao seu pai e o seu tio, Ricardo, um dos fundadores do grupo que existe há quase 30 anos em Guaíba.

 - Sempre foi um pedido deles algo que juntasse a arte, a cultura e nossas raízes. Gaúcho são todos, e a minha arte, a arte do Grupo Expressão, é fazer história dos patins nos pés e se apropriar de nossas origens e raízes, e trazer o público que ainda não conhece nossa tradição. É uma grande importância, sim, nos apropriar de nossas raízes e de nossas histórias em todas as vertentes. Não é algo exclusivo dos CTGs, que fazem um trabalho imenso e incansável, mas de nós também, que da mesma maneira amamos o Rio Grande do Sul.

O evento fez parte da programação do Sarandeio Farroupilha, que acontece com diversas atividades culturais nos próprios CTGS, no Sítio Histórico, em escolas municipais e que encerra com desfile temático no próximo dia 20, feriado da Revolução Farroupilha.

Comentários:

Veja também