Os vereadores aprovaram, nessa terça-feira (28), a criação da Coordenadoria Municipal da Mulher. O objetivo é que o setor seja responsável por assessorar, assistir, apoiar e acompanhar ações, programas e projetos voltados ao público feminino de Guaíba. Dois votaram contra, Ale Alves (PDT) e Jonas Xavier (PR).
O debate na sessão ordinária foi gerado porque há possibilidade na proposta que os cargos sejam ocupados por cargos de confiança, os chamados "CCs". Para Alves, conhecido como de oposição ao governo, ficam dúvidas para que não seja mais uma possibilidade de serem criados mais cargos no executivo.
- Não estou dizendo que serão criados, mas se há uma coordenadoria criada ou secretaria quem vai trabalhar? Já os que estão ou vão chamar mais pessoas? - questionou
O órgão, que será vinculado ao Gabinete da Primeira-Dama, terá a estrutura de uma coordenadora e uma assessora. O secretário de Governo, Rodrigo Pedroso, explica que os próprios parlamentares aprovaram o projeto de lei que crie esse CCs, em março. Mas quatro da Secretaria de Saúde (de coordenador e assessor do Pronto Atendimento e auxiliares técnicos) foram extintos. Ou seja, segundo ele, não haveria aumento de despesas aos cofres públicos.
A vereadora Claudinha Jardim defendeu que esse órgão é um anseio muito grande das mulheres da cidade. Ela fez a proposta ao executivo em 2017, e lamentou que somente em 2020 fosse votada.
- Antes tarde do que nunca, se for para ser verdadeiro que realmente aconteça com uma atitude diferenciada - desejou
Com Coordenadoria de Mulher, a Prefeitura pretende executar um trabalho de enfrentamento à discriminação e de construção de igualdade entre mulheres e homens, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CODIM).
Comentários: