Os vereadores eleitos já começaram a articular a composição da mesa diretora da Câmara de Vereadores de 2025. E mais: nos bastidores eles já definiram os presidentes dos próximos quatro anos. Mas tudo pode mudar na última hora.
O vereador João Collares deve ser novamente eleito presidente da mesa diretora no ano que vem, porque o PDT elegeu quatro vereadores neste ano e é partido do prefeito reeleito Marcelo Maranata. Collares foi presidente no primeiro ano do governo Maranata, em 2021, e foi vice-presidente em 2022 e 2023. Neste ano ele também fez parte da mesa diretora, mas, saiu devido o presidente João Caldas ingressar no seu partido.
O presidente de 2026 deve ser do Podemos, que também elegeu quatro vereadores. Pode ser Juliano Ferreira, que tem mais tempo de casa, ou Airton Elegância, o mais votado do partido da primeira-dama Deisi Maranata neste ano. Ele recebeu 1.112 votos.
O PL deve assumir a presidência da Câmara em 2027 e o MDB em 2028, porque os dois partidos conquistaram duas cadeiras cada. Ernani Chacrinha (MDB) tem interesse em ser presidente mais uma vez.
Comentários: