Repórter Guaibense

Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Colunas/Geral

Acolhimento e educação, necessário mais do que nunca

Reflexões sobre a importância de um bom acolhimento na escola em seus aspectos físicos e emocionais.

Acolhimento e educação, necessário mais do que nunca
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Do dicionário: “ato ou efeito de acolher, acolhida, maneira de receber ou ser recebido, recepção consideração, abrigo gratuito, hospitalidade”. O próprio significado da palavra no dicionário já nos remete a sua relevância. Quando o conectamos à educação em geral e suas rotinas, então temos uma pista sobre sua dimensão.

O momento de recebermos a presença física de alunos e familiares na escola chegou! Desta vez 100% presencial, com cuidados e atenção aos protocolos relacionados ao covid. E este é um momento muito ímpar, para a escola e para os estudantes. Na questão da escola é o seu momento de “ganhar” o aluno, fazendo todo o encantamento pelo fato de estar lá, do interagir lá, já para o aluno, pelo fato de conhecer e perceber o espaço, a dinâmica de funcionamento, cria-se uma conexão, ou não.

Ansiedade e expectativas definem bem a rotina inicial do professor, do aluno, dos gestores, dos familiares. Tudo é novo. É bem importante acolher o professor, para eles, esta é uma oportunidade riquíssima de trocas com seus pares, sobre suas práticas, metodologias, aquela famosa “troca de figurinhas”, dar um “up”, fornecer ferramentas e fazer com que estejam alinhados com os seus projetos de trabalho e o da escola.

Leia Também:

É bem importante acolher os alunos também. Aqui se ganha ou se perde muito do trabalho pedagógico vindouro. Especialmente em um ano como este, totalmente atípico e marcado por uma situação jamais vivida na educação brasileira, para o qual não fomos preparados. Os alunos precisam retomar a rotina aos poucos, cercados de atitudes e situações que os forneçam segurança física e emocional.

E isto é papel não só da escola, mas fundamentalmente da família também. Estabeleça vínculos com a família, esclareça as dúvidas, demonstre as novidades, as conquistas, mostre os planos, os objetivos, tracem metas juntos, criem laços de convivência respeitosa e produtiva, onde cada um saiba o seu papel e os seus limites. O trabalho alinhado entre escola e família é uma das ferramentas mais potentes dentro da educação.

Para encerrar podemos listar um conjunto de ações, técnicas, estratégias que podem servir de inspiração para acolhidas, algumas mais, outras menos conhecidas, mas todas eficazes: cartazes, cartões, rodas de conversa, música, palestras, painel de fotos, vídeos motivacionais, dinâmicas mais ou menos estruturadas, uma decoração bonita e funcional, tour físico ou virtual pelas dependências da escola. Importante salientar que não é necessário montar-se um espetáculo, o simples também funciona e também encanta! Mas é preciso organização e intencionalidade da organização e execução da acolhida aos segmentos da escola.

Esta colunista e a equipe do Repórter Guaibense deseja a toda a Comunidade Escolar um excelente ano letivo, cheio de esperança e acolhimento, os desafios serão enormes, mas a coragem e a vontade de superar e evoluir também são!

Comentários:
Carmen Almeida

Publicado por:

Carmen Almeida

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também