Repórter Guaibense

Domingo, 05 de Outubro de 2025

Colunas/Geral

Kika e a paixão pelo futebol

Vocês, crianças, precisam ler mais para adquirir um bom vocabulário e ter argumentos para a vida!

Kika e a paixão pelo futebol
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Era uma vez, numa cidade do interior, uma menina que não gostava de estudar. Ela saía para a escola, mas, no caminho, tomava novo rumo:  ia para a pracinha da cidade jogar futebol com os meninos. Era assim que ela se sentia feliz: jogando. Sua vida era só liberdade, ela vibrava muito com tudo isso. Seus pais, pessoas simples, não percebiam que a menina fugia da escola. Os dias foram passando e o final do trimestre chegando. Isso quer dizer: reunião na escola com a família.

A menina se chamava Clarissa mas no time de futebol, todos a chamavam de Kika. No dia em que retornou à escola, Kika levou para casa um bilhete, pedindo que os pais dela comparecessem a uma reunião com a professora.

Quando a mãe dela chegou na escola, teve uma grande decepção: excesso de faltas e zero em todas as matérias. Quase caiu de susto! Ao se acalmar, perguntou para a professora o que acontecera.

Leia Também:

Ela respondeu: Kika não comparece às aulas, senhora. Pensávamos que ela estivesse doente. Inclusive, a secretária da escola esteve em sua casa, mas não houve resposta. Queríamos saber o que estava acontecendo.

- Mas ela sai de casa todos os dias, com chuva ou com sol. Sempre! – disse a aflita mãe.

Chamaram Kika e começaram a dialogar com a menina que, esquivando-se, nada falava. De repente, se enche de coragem e diz:

- Eu apenas queria ser feliz e fazer o que mais gosto: jogar futebol. Por isso, vou para a pracinha jogar com alguns meninos que lá ficam. Não gosto de escola porque tenho que ler muitos livros. Prefiro jogar.

A mãe olha para a filha e a professora, dá um abraço na menina e diz:

- Filha, por que não falou para teus pais que tinhas esta dificuldade? Juntos tentaríamos solucionar o problema. Podes jogar futebol, sim, mas terás de fazer isso em horário diferente da escola. Deves voltar a frequentar as aulas. De hoje em diante, vamos ler contigo muitos livros de história. Lendo mais e escrevendo sobre tudo o que sabes, vais aprender muito! Verás que, com a leitura, tua imaginação te levará para diversos lugares. Mas, para isso precisarás estudar, não faltar as aulas, visitar bibliotecas. Vamos confiar em ti, filha, pois queremos que cresças intelectualmente!

- Vocês, crianças, precisam ler mais para adquirir um bom vocabulário e ter argumentos para a vida! – completou a professora

Kika foi incentivada pela família que a ama muito, e voltou a ter interesse pelos livros. Ela conseguiu superar as dificuldades com a leitura e a escrita, dedicou-se mais aos estudos e, hoje, já completou o Ensino Médio.

Porém, jamais esqueceu sua paixão pelo futebol. Com a volta às aulas e a recuperação das notas, ingressou numa escolinha de futebol e tornou-se atleta, chegando à Seleção Brasileira de Futebol Feminino.

Ela é muito feliz com o rumo que sua vida tomou: através do esporte, viaja pelo mundo, conhecendo vários países, aprendendo novos idiomas e culturas diferentes.  Agradece imensamente a sua família e à escola, que se interessaram por ela, chamando-lhe a atenção para a importância do conhecimento que só os estudos trazem. 

Só assim, aquela menina que fugia das aulas para jogar futebol na pracinha soube o valor da leitura para seu crescimento pessoal. Hoje, Kikaé uma atleta reconhecida no mundo inteiro e é muito feliz e realizada com sua profissão!

A leitura sempre nos levará pelos bons caminhos do crescimento intelectual, em qualquer profissão que seguirmos!

 

Vera Salbego, homenagem as jogadoras da Seleção Brasileira de Futebol.

Comentários:
Vera Salbego

Publicado por:

Vera Salbego

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também