Era uma vez, numa cidade do interior, uma menina que não gostava de estudar. Ela saía para a escola, mas, no caminho, tomava novo rumo: ia para a pracinha da cidade jogar futebol com os meninos. Era assim que ela se sentia feliz: jogando. Sua vida era só liberdade, ela vibrava muito com tudo isso. Seus pais, pessoas simples, não percebiam que a menina fugia da escola. Os dias foram passando e o final do trimestre chegando. Isso quer dizer: reunião na escola com a família.
A menina se chamava Clarissa mas no time de futebol, todos a chamavam de Kika. No dia em que retornou à escola, Kika levou para casa um bilhete, pedindo que os pais dela comparecessem a uma reunião com a professora.
Quando a mãe dela chegou na escola, teve uma grande decepção: excesso de faltas e zero em todas as matérias. Quase caiu de susto! Ao se acalmar, perguntou para a professora o que acontecera.
Ela respondeu: Kika não comparece às aulas, senhora. Pensávamos que ela estivesse doente. Inclusive, a secretária da escola esteve em sua casa, mas não houve resposta. Queríamos saber o que estava acontecendo.
- Mas ela sai de casa todos os dias, com chuva ou com sol. Sempre! – disse a aflita mãe.
Chamaram Kika e começaram a dialogar com a menina que, esquivando-se, nada falava. De repente, se enche de coragem e diz:
- Eu apenas queria ser feliz e fazer o que mais gosto: jogar futebol. Por isso, vou para a pracinha jogar com alguns meninos que lá ficam. Não gosto de escola porque tenho que ler muitos livros. Prefiro jogar.
A mãe olha para a filha e a professora, dá um abraço na menina e diz:
- Filha, por que não falou para teus pais que tinhas esta dificuldade? Juntos tentaríamos solucionar o problema. Podes jogar futebol, sim, mas terás de fazer isso em horário diferente da escola. Deves voltar a frequentar as aulas. De hoje em diante, vamos ler contigo muitos livros de história. Lendo mais e escrevendo sobre tudo o que sabes, vais aprender muito! Verás que, com a leitura, tua imaginação te levará para diversos lugares. Mas, para isso precisarás estudar, não faltar as aulas, visitar bibliotecas. Vamos confiar em ti, filha, pois queremos que cresças intelectualmente!
- Vocês, crianças, precisam ler mais para adquirir um bom vocabulário e ter argumentos para a vida! – completou a professora
Kika foi incentivada pela família que a ama muito, e voltou a ter interesse pelos livros. Ela conseguiu superar as dificuldades com a leitura e a escrita, dedicou-se mais aos estudos e, hoje, já completou o Ensino Médio.
Porém, jamais esqueceu sua paixão pelo futebol. Com a volta às aulas e a recuperação das notas, ingressou numa escolinha de futebol e tornou-se atleta, chegando à Seleção Brasileira de Futebol Feminino.
Ela é muito feliz com o rumo que sua vida tomou: através do esporte, viaja pelo mundo, conhecendo vários países, aprendendo novos idiomas e culturas diferentes. Agradece imensamente a sua família e à escola, que se interessaram por ela, chamando-lhe a atenção para a importância do conhecimento que só os estudos trazem.
Só assim, aquela menina que fugia das aulas para jogar futebol na pracinha soube o valor da leitura para seu crescimento pessoal. Hoje, Kikaé uma atleta reconhecida no mundo inteiro e é muito feliz e realizada com sua profissão!
A leitura sempre nos levará pelos bons caminhos do crescimento intelectual, em qualquer profissão que seguirmos!
Vera Salbego, homenagem as jogadoras da Seleção Brasileira de Futebol.
Comentários: