Na semana passada tivemos o anúncio da equipe de secretários do governo municipal. O setor cultural estava ansioso aguardando o nome do responsável pela SETUDEC durante mandato de Marcelo Maranata. O nome escolhido foi o de Ivo Schergl Jr.. Formado em Produção Audiovisual pela PUCRS, o novo secretário de Turismo, Desporto e Cultura também é pós-graduado no curso de Gestão em Marketing pelo SENAC de São Paulo.
Segundo a Bio de sua coluna aqui no Repórter Guaibense, Ivo Schergl Jr “se especializou após anos de experiências profissionais trabalhando em emissoras de diferentes estados do Brasil e em vários cursos livres com renomados profissionais do meio. Desenvolveu e produziu projetos especiais durante nove anos no SBT do Rio Grande do Sul, bem como programas de tv, seriados e minisséries.”
Ivo Schergl Jr. trabalhou com várias produtoras, como Zeppelin Filmes, TGD e Oxigênio. Atualmente se dedicava à direção da Abaton Filmes. Profissional bastante reconhecido em seu segmento, no cinema Ivo foi premiado em vários festivais com o documentário Chá das Três, já tendo dirigido vários curtas-metragens. Em breve estreará com o longa A Flor Da Gigóia, gravado no Rio de Janeiro.
Esta coluna tem como objetivo ser um espaço para os trabalhadores da Cultura contribuírem com suas opiniões que visem a evolução de nosso contexto cultural local. Em um momento tão relevante como este, não poderia ser diferente. Entrei em contato com vários trabalhadores da Cultura e pedi para que eles me dissessem o que esperam do novo secretário e imaginam em relação ao nosso contexto local daqui para frente.
Gostaria de ter escutado muito mais pessoas, mas não posso fazer um texto ainda maior do que costumo fazer. Tenho certeza de que as pessoas que conseguiram um tempinho para me responder representam boa parte do extrato da diversidade de opiniões e segmentos.
Vamos ao que disseram nossos vizinhos colegas trabalhadores da Cultura:
________________
Débora Jardim Jardim, escritora, editora e membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais
“Espero abertura para o diálogo, busca pelo entendimento da estrutura da Cultura e consequentemente do COMPC, um olhar voltado as necessidades específicas do setor, observando-se a realidade do município.”.
Mestre Mano da Capoeira, líder comunitário e ativista social
“Tenho esperança de que Secretaria parta para ação, pois já existe alguns estudos técnicos e senso sobre os agentes fazedores de cultura. Bóra lá ir pra prática mesmo que essa seja online!”.
Mário Terres, poeta, cronista, radialista e compositor tradicionalista
“Espero que o novo secretário faça um ótimo trabalho. Que seja trabalhador e ativo, observando a diversidade cultural que temos em nosso município. Que tenha olhos e ouvidos para todos os trabalhadores da cultura, sendo democrático e ao mesmo tempo crítico.
Conselho não se dá pois pode parecer crítica, apenas que ele faça diferente tudo aquilo que entende estar errado ou distorcido na política pública e na área da cultura de nosso município e que explore o potencial turístico dessa cidade sem medo de errar. Só erra quem faz, quem não faz nada fica geralmente com a bunda colada no sofá criticando os que trabalham.”.
Ariano Pereira, Presidente da ATG e membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais
“Ter o entendimento do trabalho coletivo.
Criar espaço pra ouvir os trabalhadores de todos os setores.
No coletivo, trabalhar pela geração de emprego e renda.”.
Eduardo Teixeira, Produtor audiovisual e ator
“Eu conheci o Ivo a partir do programa que ele apresentava no SBT nos anos 2000. Depois de um tempo, descobri que ele era de Guaíba e me senti muito feliz por saber que alguém da minha cidade trabalhava na televisão, campo de trabalho que eu já almejava naquela época.
Anos depois, eu o vi novamente no Festival de Cinema de Gramado, onde ele estava exibindo um dos seus filmes e eu estava como estudante de Cinema, prestigiando o evento.
Pelo fato de o Ivo ter percorrido o caminho do audiovisual e sentido na prática os desafios da produção da arte, entendo que ele possa fazer uma boa gestão como secretário de cultura de Guaíba.
Nos momentos em que o encontrei trabalhando com audiovisual pela cidade, ele sempre se mostrou aberto ao diálogo e à construção de novas ideias. Por isso, senti otimismo no seu anúncio como secretário de cultura e espero que, durante sua gestão, siga em contato com a comunidade cultural da nossa cidade. Eu acredito que o diálogo transparente com os segmentos de cultura e com o Conselho Municipal de Políticas Culturais seja o melhor caminho para uma gestão competente.”.
Miriam Leão, historiadora, professora e artista plástica
“Desejo uma boa gestão ao Ivo, que tenha um trabalho promissor na Secretaria. Meu conselho é que busque bons profissionais da área da cultura, para a sua equipe. Que tenha uma visão ampla a respeito da cultura. Que contemple a diversidade cultural do município e promova a valorização e preservação do patrimônio histórico, artístico e cultural de Guaíba, o qual chega a ultrapassar os últimos 300 anos de nossa história.
Que perceba a cultura, também como promotora de desenvolvimento social e econômico.”.
Aline Helena Elingen, atriz e produtora cultural
“Espero que haja diálogo e entendimento para que se possa atender as demandas de um setor tão diversificado, e que tem forte impacto social, cultural, econômico. Por exemplo, tivemos a perda de um espaço físico de trabalho, utilizado por diversos segmentos. Como essa perda, que impacta não só os trabalhadores da cultura, será suprida?
Precisamos pensar também, que estamos novamente em um pico da pandemia, e que não há previsão de eventos, espetáculos, shows, exposições, e a classe artística provavelmente será a última a voltar.
Quais alternativas podem ser pensadas?
Que o novo secretário trabalhe em prol da população e dos trabalhadores da cultura.”.
Pedro Molnar, jornalista, fotógrafo, ativista cultural e membro do Conselho Municipal de Políticas Culturais
“A nomeação de Ivo na SETUDEC é positiva na minha opinião, ainda mais por termos passado momentos em que achávamos que o cargo seria ocupado por alguém que não sabia sobre cultura. Ivo é da cultura, vive disto há muitos anos, e tem muita bagagem para contribuir com nossa cidade.
Guaíba é conhecida como Berço da Revolução Farroupilha, o que comprova a força de nossa história, do nosso turismo e de nossa cultura. Ivo tem muitos desafios nesses quatro anos e, entre eles, dialogar com aqueles ativistas culturais, que respiram e gritam por amor ao tradicionalismo, as artes, cinema, fotografia, literatura, música e o carnaval.
Vivemos um preconceito, de pessoas que não entendam a cultura como prioridade. Ivo vai ter que mostrar isto, da importância da cultura para nossa sociedade.
Levar a cultura para os bairros é uma ótima ideia, que eu sei que ele quer isto. Mas não podemos esquecer de atitudes culturais que deram certo. Queremos continuar com espaços culturais para realizar de nossas atividades, que a Semana Farroupilha continue como exemplo ao nosso Estado, que o Carnaval seja mais valorizado, e que nossos patrimônios históricos materiais sejam revitalizados para respirarmos mais cultura.
Neste tempo pandêmico, mais provável, vamos ter mais eventos que não vão ser realizados (pelo menos presencial). Outro desafio. Estamos em março, daqui dois meses deveria acontecer nossa tradicional Feira do Livro. Teremos? Se adequar a este momento faz parte, espero que não seja mais um ano sem o incentivo a literatura, que podemos construir uma feira, pelo menos, de forma virtual.
Estamos sem Carnaval por dois anos, eu sinto falta de ver a Cohab – Santa Rita, Império Serrano e Colina tocando seus sambas-enredo. Espero que isto passe, logo, logo. São muitos desafios para Ivo, mas acho que conseguirá fazer um bom trabalho.”.
Tiago Andriotti, presidente da Academia de samba Cohab Santa Rita
“Minha expectativa com o novo secretário de Cultura é que ele aplique o conceito do Programa do atual Governo com atividades descentralizadas e eventos mais independentes pensados em conjunto com as instituições culturais fortalecendo os laços do poder público com as comunidades.
Se pudesse dar um conselho diria que é necessário disputar o orçamento do município para o fomento da cultura com mais capacidade de contrapartida social das entidades.”.
Rafael Garcez, produtor audiovisual e arte educador
“Em minha opinião, acho que a Secretaria De Cultura pode ter muito a ganhar com um Secretário De Cultura que é um membro ativo e produtivo do setor que está representando, através do segmento audiovisual, do qual faço parte. Eu espero do novo secretário disposição para dialogar com a sua classe; e compreensão e entendimento das demandas e anseios do setor cultural. Tenho esperança que a nova administração consiga enxergar o valor social e econômico dos diferentes segmentos culturais de nossa cidade, tratando todos com a mesma importância. Eu desejo sorte e sabedoria ao Ivo Schergl Jr, com os votos de que o seu trabalho, em colaboração com os trabalhadores da cultura desta cidade, torne o cenário cultural de Guaíba ainda mais próspero e democrático.”.
Sky Walk, músico, produtor audiovisual e ativista cultural
“Tenho boas vibrações para o nosso futuro e acredito que sim, será uma ótima gestão. É preciso acreditar, nossos tempos pedem isso. Desejo uma boa sorte.”.
Araxane Jardim, ator, ativista cultural e coordenado do Ponto de Cultura Espaço Livre Biguá
“Desejo que ele ouça os colegas de classe, escute e compreenda todas as necessidades. Que valorize a classe e faça um trabalho para que sejamos um polo cultural. Sabemos que é um trabalho que precisa ser pensado além. Que só vai se realizar com o auxílio de outras Secretarias. Desejo que haja valorização econômica, reconhecimento e fomento ao aprimoramento dos agentes culturais e artistas locais. Precisamos de mais cursos e formações.
Além dessas demandas, desejo que trabalhe para melhorar o acesso das pessoas aos produtos e equipamentos culturais. Precisamos evoluir nas condições de trabalho, circulação e apreciação cultural. Que possamos pensar nas pessoas. Pensar nos fazedores de Cultura e na população que possui o direito à prática cultural e contato com as mais variadas formas de expressão artística.”.
_________________
Essas foram algumas opiniões de algumas pessoas importantes e atuantes para o nosso cenário cultural local.
De minha parte, desejo muita sorte e competência para o nosso novo secretário. Espero muita escuta de alguém que conhece boa parte de nossas angustias, agruras e demandas mais urgentes.
Acredito que foi uma escolha com muito potencial para trazer bons resultados não apenas para o Setor Cultural. Pode ajudar nessa construção de elevação do nível de profissionalismo dos nossos trabalhadores locais.
O setor já vinha em um ritmo de crescimento e melhoria. Devido a isso, acredito que o desejo de todos os membros do setor é de que possamos seguir evoluindo.
Não precisamos de um “reset”. Precisamos de novos olhares e respeito. A roda foi inventada, precisamos fazer ela rodar de maneira cada vez mais eficiente.
Confio no potencial do Ivo. Acho que teremos um canal de escuta e compreensão.
Torço para que ele tenha força e respaldo suficiente para dar o apoio necessário que o setor necessita em questões-chaves para o desenvolvimento cultural, social e econômico de nossos habitantes.
É alguém da classe.
Entende nossa língua.
Tem meu voto de confiança.
Gol do Maranata.
Comentários: