Repórter Guaibense

Terça-feira, 07 de Outubro de 2025

Notícias/Retrospectiva

40 anos da Cohab, Feira do Peixe, protesto contra Ale Alves e mais: veja os fatos que marcaram abril

As principais notícias do Repórter Guaibense estão na Retrospectiva 2022

40 anos da Cohab, Feira do Peixe, protesto contra Ale Alves e mais: veja os fatos que marcaram abril
Pedro Molnar
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Confirmação de dengue

Guaíba teve a confirmação do primeiro caso importado de dengue do ano dia 1º, segundo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. O paciente era morador do Centro e contraiu a doença em Estância Velha, cidade próxima de Novo Hamburgo.

 

Leia Também:

Prêmio Repórter Guaibense

Uma noite de emoção e festividade. Assim define-se a 1ª edição do Prêmio Repórter Guaibense que aconteceu dia 5 em comemoração aos 2 anos do jornal. A cerimônia aconteceu no espaço Quintal Café e Flores, no centro da Guaíba, para finalistas e convidados, mas também contou com uma transmissão ao vivo no Facebook para o público.

 

Exposição de gaitas 

A Vitrine Cultural inaugurou a exposição itinerante Fantástica Fábrica de Gaiteiros, na noite do dia 6. A mostra gratuita e aberta ao público contou com materiais necessários para fabricação da gaita ponta no projeto de arte-educação do músico nativista Renato Borghetti.

 

Marina em pauta

A Câmara de Vereadores sediou a audiência pública de implementação da marina pública na orla do Lago Guaíba. A ideia é de moradores da zona sul de Guaíba e praticantes de transportes náuticos que buscam recuperação da antiga marina Pedras Brancas, muita frequentada no bairro Florida nos anos 80 e 90.

 

Carteira do artista 

A prefeitura de Guaíba lançou oficialmente, dia 8, o portal de cultura digital e o cartão de fidelidade e identificação do artista guaibense no espaço de eventos Casa Vince, no Centro. A iniciativa da Secretaria de Turismo e Cultura (SETUDEC) visa reconhecer e valorizar trabalhadores de diversos segmentos culturais através do programa de benefícios.


Protesto contra Ale Alves

Protetores protestaram na tarde do dia 13 em frente da prefeitura de Guaíba contra atitudes da recém criada Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal. Voluntários de diversas entidades que atendem cães e gatos em situação de vulnerabilidade se posicionaram contra as medidas tomadas de forma equivocada pelo titular da pasta, o vereador licenciado Ale Alves (PDT).


Feira do Peixe voltou

Depois de dois anos não sendo realizada devido a pandemia, a Feira do Peixe começou dia 13 na rua Serafim Silva, em frente da Praça Gastão Leão, no centro de Guaíba. O evento contou com a exposição dos piscicultores e pescadores com a vendas de tilápia, bagre, diferentes tipos de carpas e produtos derivados em preços tabelados.

 

Homenagem a Ogum

Dezenas de fiéis participaram da 14ª carreata de Ogum, divindade de origem africana cultuado em religiões afro-brasileiras. O evento religioso, após dois anos devido a pandemia do covid-19, acontece naturalmente no dia do orixá, 23 de abril, promovido pela casa de umbanda da mãe Lézia de Oya e do pai André de Oxalá. 

 

Dia do Escoteiro 

No dia do Escoteiro, o grupo Ana Terra retomou as atividades presencias depois de dois anos em virtude da pandemia dia 23. Dezenas de crianças e adolescentes participaram de brincadeiras de caráter socioeducativas no parque Ruy Coelho Gonçalves, o Coelhão, nova sede da entidade.

 

40 anos da Cohab

O bairro Cohab-Santa Rita completou 40 anos de história em 28 de abril. Em 28 de abril de 1982 o então presidente da República estava em Guaíba para inaugurar o maior núcleo habitacional do Rio Grande do Sul. A cidade parou para receber o general João Figueiredo, ultimo chefe de poder do período da ditadura militar, na instalação de 15 mil residência para mais de 3 mil famílias em vulnerabilidade social na então Companhia de Habitação Popular (COHAB) - Ruy Coelho Gonçalves.

Comentários:

Veja também