Repórter Guaibense

Segunda-feira, 25 de Maio de 2026

Notícias/Saúde

Audiência pública debate o futuro do Hospital Nelson Cornetet, em Guaíba

Coordenadora de Saúde garante a permanência do hospital

Audiência pública debate o futuro do Hospital Nelson Cornetet, em Guaíba
Pedro Molnar
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, na tarde de sexta-feira (3), foi apresentado para a comunidade de Guaíba a proposta do Executivo Municipal para viabilizar o pleno funcionamento do Hospital Nelson Cornetet para atendimentos de média e alta complexidade.

O projeto prevê a concessão de uso do espaço físico do Hospital Nelson Cornetet para grupo ou fundação de administração hospitalar, que terá a responsabilidade de garantir o serviço de saúde de média e alta complexidade, de acordo com a contratação a ser realizada pelo Governo do Estado, a fim de atender as demandas específicas na cidade.

Segundo a prefeitura, é importante ressaltar que hoje o hospital tem a formatação de um hospital de campanha para enfrentamento da covid-19 e de serviço de Pronto Atendimento. O formato necessário para garantir um hospital para a população de Guaíba precisa primeiro do credenciamento junto ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que está disposto a realizar os investimentos necessários para o funcionamento do hospital com o formato de concessão de uso.

Leia Também:

Ainda neste mês, a Câmara de Vereadores votará o projeto de lei que autoriza a concessão de uso do hospital. A partir desta aprovação será possível abrir o edital de contratação, quando será realizada uma nova audiência pública para apresentação à comunidade.

Para o secretário de Licitações e Contratos, Marcelo Verlindo, Guaíba pode ser tornar uma referência em saúde regional, com todas as ações para isto, tudo concertado com todos os poderes públicos, nas esferas municipais, estadual e nacional. Ele complementa que esse único modelo considerado como possível, pois qualquer outro teria interferência nas ações de atribuições de competência. Ou seja, a solução que não teria problema é o fornecimento do prédio público para uma entidade assistencial.

“O município não tem condições próprias de somente ele administrar um hospital, que não é a mesma coisa que colocar recursos no pronto-atendimento”, disse.


ENTENDA: O Município tem a obrigação do serviço de Pronto-Atendimento e Atenção Primária. Não é de obrigação dele os atendimentos de média e grande complexidade, como para covid-19. O Hospital Nelson Cornetet, na época Berço Farroupilha, foi inaugurado em 2020 com apoio do governo do Estado e Ministério da Saúde, além da construção do espaço ser financiado pela indústria CMPC.

 

 

“Não há possibilidade de Guaíba não ter hospital", garante coordenadora de Saúde


A coordenadora regional de Saúde, Ana Maria Rodrigues, disse há uma confusão de atendimento do que é de competência do Município e o que é das outras esferas.

“Não há possibilidade de Guaíba não ter hospital. Porque se Guaíba tiver que ficar somente com o Pronto-Atendimento, como era antes, as pessoas seriam atendidas aqui e posteriormente removidas para outros lugares. Nós temos agora um desafio muito grande, de manter e melhorar esse hospital, pois ele veio para ficar e contamos com todos nós juntos para que esta estrutura funcione como ela deve funcionar. Que é para atender a população”.

Segundo ela, em pesquisa realizada recentemente pela Secretaria Estadual de Saúde, 154 mil pessoas poderiam serem beneficiadas com o funcionamento do Hospital Nelson Cornetet.

“Queremos que a região seja autossuficiente. Ou seja, menos dependente da Capital, que fique somente para Capital aquilo que realmente não é possível de resolver. Temos condições? Sim, muitas. Temos na região os hospitais de São Jerônimo, Camaquã, Charqueadas e Guaíba que estão inserindo nesse projeto”.

O projeto que tem para Guaíba é que a estruture melhore e que o Estado possa contratar todo serviço de média complexidade, podendo oferecer cirurgias, internações e leitos de longa permanência, o que está para aprovação no Ministério de Saúde.

 

O que diz o prefeito Marcelo Maranata

O prefeito Maranata destacou a complexidade deste projeto para viabilizar o sonho e a necessidade do povo guaibense de ter um hospital completo e que todo o processo será conduzido com muito diálogo e transparência. “É preciso que a sociedade se una para atender o anseio da população por um hospital público de qualidade”, afirmou.

Comentários:

Veja também