A Câmara de Vereadores de Guaíba protocolou 5.971 proposições em 2025, um aumento de 56,5% em relação ao ano anterior. O Repórter Guaibense realizou um levantamento das atividades dos 17 parlamentares no período compreendido entre o início do ano e esta segunda-feira (15), sendo que a última sessão ordinária acontece nesta terça-feira (16).
Ao longo do período, os vereadores apresentaram cerca de 4,5 mil indicações ao Poder Executivo, com pedidos relacionados principalmente à troca de iluminação pública, operações tapa-buracos, sinalização de trânsito e serviços de limpeza urbana. Também foram protocolados 903 requerimentos direcionados à Prefeitura e 162 projetos de lei. Entre as propostas estão denominações de vias públicas, concessão de títulos de cidadão guaibense, criação de programas municipais e a instituição de datas comemorativas.
Entre eles estão o que implementa um sistema de divulgação em tempo real das etapas de atendimento dos pacientes nas unidades de saúde, de autoria de Airton Elegância (Podemos); o que determina a substituição de sirenes por sinais musicais adequados a estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em escolas, de Tiago Green (Cidadania); o que estabelece prioridade de matrícula para crianças com deficiência em pré-escolas públicas e subsidiadas, de Alisson de Jesus (PRD); e o que autoriza o transporte de animais domésticos de pequeno porte no transporte coletivo, de Gabi Panazzolo (MDB).
O Repórter Guaibense também observou que grande parte dos projeto de lei dos vereadores foram arquivados, por orientação do órgão de assessoramento técnico e jurídico quanto à tramitação das proposições.
Veja os números de proposições da Câmara de Vereadores dos últimos 5 anos:

O número de moções também registrou crescimento: passou de 73 em 2024 para 96 em 2025, o que representa um aumento de 31,5%. Do total, 54 foram moções de aplausos (ou seja, mais da metade). Na última terça-feira (9), o vereador Marcos SJ (PL) criticou a quantidade desse tipo de proposição, afirmando que prejudica o andamento das sessões ordinárias e que, segundo ele, não está prevista no Regimento Interno do Legislativo.
A maior parte das proposições foi apresentada pelos vereadores Airton Elegância (Podemos), Gilsão (Podemos), Tiago Green (Cidadania), Marcos SJ (PL), João Collares (PDT), Alisson de Jesus (PRD) e Manoel Eletricista (PSDB). Os parlamentares que menos protocolaram foram Sorisso (Podemos), com 37, e João Caldas (PDT), com 30.
Veja os números de proposições dos vereadores em 2025:

Além disso, foram aprovados 98 projetos de lei encaminhados pelo governo do prefeito Marcelo Maranata (PDT), como o que autoriza o município a contratar financiamento para o Programa de Resiliência às Mudanças Climáticas. O financiamento previsto é de US$ 70 milhões — cerca de R$ 400 milhões — junto ao Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura (AIIB), cuja equipe esteve na cidade em maio.
Comentários: