Repórter Guaibense

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Notícias/Geral

Em redução inédita no RS, homicídios em Guaíba caem 50% em um ano

Estado teve queda de 18,3%

Em redução inédita no RS, homicídios em Guaíba caem 50% em um ano
Rodrigo Ziebell/SSP
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Guaíba está no ranking entre as cidades gaúchas com maior queda de homicídios em um ano. Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública, o número de assassinatos na cidade reduziu de 22 para 11 em comparação entre janeiro e setembro de 2019. A redução é considerada inédita em todo Rio Grande do Sul, que teve queda de 18,3%.

O total no estado caiu de 126 no ano passado para 103, o menor para o mês em toda a série histórica – o sistema de contabilização permite extrair o número de vítimas no Estado em separado do de ocorrências a partir de 2005. Com o resultado, foi mantida a diminuição no acumulado deste ano frente ao mesmo período de 2019. Na soma de vítimas entre janeiro e setembro, o total reduziu de 1.380 no ano passado para 1.281 neste ano (-7,2%), o menor número desde 2007, que teve 1.271 óbitos por assassinato no intervalo de nove meses.

O foco territorial no combate à criminalidade, estratégia empregada pelo RS Seguro, segue como principal fator para a queda nos homicídios. Todo o ranking das 10 maiores reduções em número de vítimas na comparação de acumulados deste ano e do anterior é ocupado por municípios que integram o grupo de 23 cidades priorizadas pelo programa estadual.

Leia Também:

Além disso, seis cidades das 23 priorizadas para a análise mensal da GESeg encerraram setembro com zero homicídios registrados: Cachoeirinha, Ijuí, Lajeado, Sapucaia do Sul, Tramandaí e Capão da Canoa – neste último município, completaram-se cinco meses consecutivos sem nenhuma vítima de assassinato, o último ocorreu em abril.

FONTE/CRÉDITOS: Secretaria Estadual de Segurança Pública
Comentários:

Veja também