Festival de Dança
Milhares de pessoas compareceram ao 1º Festival Guaíba de Dança no parque Ruy Coelho Gonçalves (Coelhão). O evento, organizado pela Secretaria de Turismo e Cultura, contou com diversas apresentações artísticas de variadas partes do Rio Grande do Sul, que enalteceram a cidade como a capital nacional da dança no dia 2.
Seminário na Câmara
Guaíba sediou o 1º Seminário Regional de Políticas Públicas para Mulheres, dia 6 no plenário da Câmara de Vereadores. Organizado pelo gabinete da vice-prefeita Claudinha Jardim (PL), o evento contou com diversas palestras de representantes de municípios das regiões Costa Doce e Carbonífera.
Professores na Câmara
Centenas de professores das escolas municipais protestaram em frente da prefeitura de Guaíba e lotaram a sessão da Câmara de Vereadores, dia 12, em reividicação do pagamento do piso nacional do magistério.
Linguagem neutra
Tramita na Câmara de Vereadores de Guaíba o projeto de lei que proíbe a linguagem neutra nas escolas municipais e na administração municipal. A proposta, dos parlamentares Cristiano Eleu, Rosalvo Duarte e do presidente Marcos SJ, também está na pauta de outras casas legislativas do Brasil.
Igreja em reforma
Começou as obras de revitalização da igreja matriz Nossa Senhora do Livramento, no centro de Guaíba. Construída em 1867, depois da doação do terreno da dona Izabel Leonor, esposa do herói farroupilha Gomes Jardim, a igreja leva o nome da padroeira da cidade.
Exames de colposcopia
Desativado desde 2016, o serviço que realiza exames de colposcopia começou a ser utilizado novamente, no prédio da Saúde da Mulher. A colposcopia é um exame capaz de identificar alterações do colo do útero que não são possíveis de identificar a olho nú. Diante das alterações suspeitas ou patológicas (doenças), a paciente é encaminhada para serviços especializados.
Torneio de Botão
Guaíba sediou o 1º torneio interclubes de futebol de mesa, também conhecido como "futebol de botão", na Associação de Moradores da Vila Iolanda e Vila Jardim (AMOVIJAR), dia 24. O evento reuniu mais de 20 competidores e fãs do jogo que fez parte da infância de muita gente e simula uma partida de futebol em uma mesa de madeira, com peças redondas de acrílico que representam os jogadores.
Roda de conversa
O Conselho Municipal de Povos de Tradição e Matriz Africana promoveu dia 29 o bate-papo sobre a mulher negra da educação. O evento na Vitrine Cultural, próximo da Casa de Gomes Jardim, no Centro, ocorreu em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, comemorado no último dia 25.
Comentários: