Repórter Guaibense

Notícias/Educação

Guaíba recebe o museu itinerante da Puc

Prefeitura espera cerca de 4 mil estudantes da rede municipal, estadual e privada

Guaíba recebe o museu itinerante da Puc
Luis Adriano Madruga/PMPA
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Guaíba recebe o museu itinerante do Museu de Ciência e Tecnologia da Puc, de Porto Alegre, até a quinta-feira (26) no ginásio do Sesi. O evento de três dias, iniciado nesta terça-feira (24), conta com a visitação de estudantes da escolas da cidade e público em geral nos quase 20 experimentos trabalhados de uma maneira lúdica e prazerosa.

O Programa Museu Itinerante é uma iniciativa que constitui-se em um inusitado meio de divulgação científica dedicado a todas as idades, no qual se aprende interagindo com experimentos e assistindo a apresentações científicas, assim como acontece na exposição do museu na avenida Ipiranga, na Capital.

A prefeitura espera que cerca de 4 mil estudantes da rede municipal, estadual e privada de ensino de Guaíba visitam o museu nos três dias. 

A diretora de Iniciação Científica, Práticas Esportivas e Culturais, Nanda Pereira, destaca a importância da chegada do museu para a comunidade escolar: ''Esse é o começo de projetos de iniciação científica dentro do nosso município. A vinda do museu irá proporcionar aos jovens esse novo horizonte, através dos aperelhos tecnológicos e de experimentos, auxiliando também os professores que poderão explorar a visita na sua sala de aula''.

O experimento mais frequentado é o Giroscópio Humano, uma versão simplificada do MASTIF, equipamento criado pela Nasa para treinamento dos astronautas do Projeto Mercury. Ao entrar em movimento, o Giroscópio proporciona ao visitantes três graus de liberdade rotacionais, simulando as condições de mobilidade que um astronauta encontra no espaço.

Para diretor da escola municipal Santa Catarina, Márcio Coster, esse projeto do museu itinerante da PUC é algo extraordinário para a comunidade do bairro Lagradouro, que estão tendo a oportunidade única de conhecer todo sistema de tecnologia e ciência exposto no museu permanente da PUC.

 

Escola Santa Catarina visitou o Museu na tarde desta terça-feira
Escola Santa Catarina visitou o Museu na tarde desta terça-feira

 

 

 

Comentários:

Veja também