Repórter Guaibense

Terça-feira, 07 de Outubro de 2025

Notícias/Retrospectiva

Guaíba sem máscara, alerta de dengue, protesto e mais: relembre os fatos que marcaram março

As principais notícias do Repórter Guaibense estão na Retrospectiva 2022

Guaíba sem máscara, alerta de dengue, protesto e mais: relembre os fatos que marcaram março
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Protesto na Santa Rita

Moradores do bairro Santa Rita bloquearam com fogo parte da rua Natal, dia 7, em protesto por falta de energia elétrica. A comunidade reclamava de diversas ocorrências de oscilações de fornecimento de luz desde 17 de janeiro, quando a microexplosão de até 150 km/h atingiu a zona norte de Guaíba.

 

Leia Também:

Mudança na Brigada

Maurício Flores assumiu o comandando do 31º Batalhão de Polícia Militar (BPM), responsável pelo patrulhamento ostensivo em Guaíba, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Mariana Pimentel e Sertão Santana. O tenente-coronel com mais de 30 anos de carreira militar assumiu a cadeira deixada pelo recente coronel da reserva Juceli Moreira. 

 

Escolas sem portaria

Estudantes, professores e funcionários das escolas municipais de Guaíba iniciaram as aulas sem o serviço de portaria. A prefeitura de Guaíba encerrou o contrato com a empresa terceirizada Salles após descumprimento contratual, entre esses o não pagamento de trabalhadores responsáveis pela segurança da comunidade escolar.

 

Aumento na gasolina

Motoristas enfrentaram longas filas entre a tarde e noite do dia 10 em diversos postos de combustíveis de Guaíba. O motivo foi que Petrobras anunciou reajuste no preço da gasolina, diesel e gás de cozinha após dois meses de valores congelados nas refinarias.

 

Escola sem luz

A escola municipal Máximo Lavieguerre estava sem luz há quatro dias. Estudantes tiveram atividades suspensas até o retorno da energia elétrica no bairro Passo Fundo, na zona sul de Guaíba.


Aumento de salário

A Câmara de Vereadores aprovou, em sessão ordinária no dia 10, aumento de 10,5% do salário do prefeito Marcelo Maranata, da vice Claudinha Jardim, de secretários, secretários-adjuntos e vereadores de Guaíba.

 

Sem máscara

O governo do Rio Grande do Sul desobrigou o uso de máscaras em locais abertos dia 16. A decisão, que acolheu entendimento do Comitê Cientifico, foi divulgada pelo twitter do governo estadual após reunião do Gabinete de Crise para o Enfrentamento à Covid-19, conduzida pelo então governador em exercício Ranolfo Vieira Júnior.

 

Sem máscara 2

Guaíba liberou o uso máscaras em locais fechados dia 22, depois de dois anos devido a pandemia de coronavírus. O prefeito Marcelo Maranata comunicou nas redes sociais que em reunião com prefeitos da região Costa Doce, em Arambaré, foi aprovado o uso facultativo de máscaras em ambientes abertos e fechados nas 12 cidades associadas da associação de municípios. A desobrigação aconteceu também em Mariana Pimentel, Barra do Ribeiro, Eldorado do Sul, Tapes, Sertão Santana e Camaquã.

 

Magistério rejeita proposta

Professores da rede municipal de Guaíba rejeitaram a proposta de reajuste salarial da categoria e entraram em estado de greve. Por unanimidade, a decisão ocorreu durante assembleia dia 24 na sede da Assermiba, no Parque 35.


Martello deixa Guaíba

Douglas Martello deixou o comando da Secretaria Municipal de Assistência Social de Guaíba dia 21. O ex-candidato à prefeito de Alvorada e recentemente filiado ao PL, partido do presidente da República Jair Bolsonaro, publicou vídeo nas redes sociais anunciando sua saída do governo do prefeito Marcelo Maranata depois de um ano à frente da pasta.


Alerta de dengue

Com cinco casos suspeitos de dengue, Guaíba emitiu alerta para profissionais da saúde no atendimento de pacientes com sintomas da doença. De acordo com dados da Vigilância em Saúde, a cidade tem 1.141 focos do mosquito Aedes aegypti em todos os bairros da zona urbana.


Clube de Ciências

A escola estadual Augusto Meyer, no Ermo, lançou o Clube de Ciências "Augustus". O projeto tem a finalidade de professores e estudantes do ensino médio promoverem atividades de ocupação dos espaços a fim de torná-la a escola mais sustentável e ativa.


Mês da Mulher 

Encerrando as atividades do Mês da Mulher, o gabinete da vice-prefeita Claudinha Jardim promoveu a segunda edição do Prêmio Mulher Destaque Guaíba no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Celulose e Papel (Sinpacel), no Centro.

 

Ivan na Câmara

Ivan Torres Barcellos esteve na Câmara de Vereadores para prestar contas de suas atividades à frente da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Guaíba. O empresário assumiu a pasta em março de 2021, dois meses após a posse do prefeito Marcelo Maranata e da vice Claudinha Jardim.

Comentários:

Veja também