Repórter Guaibense

Notícias/Saúde

Guaíba tem 79% da população adulta completamente vacinada contra covid-19

O número é menor que a média estadual, de 83,5%

Guaíba tem 79% da população adulta completamente vacinada contra covid-19
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Guaíba tem 79% da população com esquema vacinal completo contra covid-19, menor que a média estadual de 83,5%, segundo dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde na última quinta-feira (18). O número é abaixo do índice de 90% que passou a ser considerado como corte para algumas atualizações em protocolos pelo governo do Estado a partir da semana passada. 

90% estão imunizados somente com a primeira dose, 76% com a segunda, 34% tomaram a dose de reforço e 62% dos adolescentes estão imunizados com pelo menos a primeira dose.

O coordenador da Vigilância em Saúde, Fábio da Costa, avalia que Guaíba está com uma cobertura vacinal interessante que resulta claramente na redução de indicadores epidemiológicos, principalmente na queda de internações hospitalares e mortes por complicações da doença. Foram cerca de dois óbitos no último mês e a quantidade de novos casos está em cinco ou seis pessoas diagnosticadas por dia, uma das menores taxas desde o início da pandemia.

"Mesmo não esteja com 90%, esta cobertura vacinal que temos realmente mostra que a gente, sim, vem atingindo um patamar muito bom de cobertura vacinal no município", diz. 

Ele ainda destaca que realmente que a chagada aos 90% é ideal partindo do princípio da cobertura de rebanho, quando um grupo de pessoas vacinada protege não somente elas mas também outras que por um motivo ou outro decidiram não tomarem vacina. É importante completar o sistema vacinal. A população com dose atrasada deve buscar o ponto de vacinação mais próximo, que atualmente é o ginásio Ruy Coelho Gonçalves (Coelhão).

O secretário-adjunto de Saúde, Josias Conceição, diz que é esperado que a grande parte da população complete a imunização ainda em dezembro e na medida do possível com a antecipação.

 

No Rio Grande do Sul

No Rio Grande do Sul, já são 236 municípios – quase metade do total – com mais de 90% da população adulta dentro do esquema vacinal completo contra o coronavírus, considerado duas doses ou dose única. Município que atingiu esse percentual fica autorizado a adotar o comprovante de vacinação como recomendação, e não exigência, em todas as atividades, incluindo as de maior risco. No entendimento do Gabinete de Crise, 90% de vacinados representa maior segurança quanto ao risco de contágio. 

Comentários:

Veja também