Em mapa preliminar divulgado nesta sexta-feira (27), todo Rio Grande do Sul está em bandeira vermelha no Plano de Distanciamento Controlado. Na 30ª rodada, sendo pior momento da pandemia no Estado, a região de Guaíba, que abrange municípios da Costa Doce e Carbonífera, registrou nove mortes por covid-19 em uma semana. Prefeituras e associações ainda podem recorrer da decisão, até domingo (29).
Dos seus quatro indicadores regionais, Guaíba alcançou classificação de risco alto (bandeira vermelha) em um deles. É o caso do indicador de projeção de óbitos. Os indicadores do número de hospitalizações por Covid-19 nos últimos sete dias, de estágio de evolução da doença e do número de hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes obtiveram bandeiras amarela, para o primeiro, e laranja nos dois últimos.
Houve redução nos registros de hospitalizações para Covid-19 nos últimos sete dias, que passaram de 32 para 17 registros nesta semana, queda de 47%. Com o registro de nove óbitos nos últimos sete dias, houve redução de 36% em relação aos registrados na semana anterior (14 óbitos). No caso do indicador de Ativos sobre Recuperados, a região registrou 501 ativos para 1.297 recuperados, representando uma melhora no valor dado pela razão em comparação a semana anterior.