Repórter Guaibense

Quinta-feira, 06 de Novembro de 2025

Notícias/Geral

Prefeitura realiza programação especial em alusão a Semana do Meio Ambiente

Cidade terá coleta de lixo eletrônico no parque Coelhão neste sábado

Prefeitura realiza programação especial em alusão a Semana do Meio Ambiente
Lucas Wink/PMG
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Com o objetivo de promover a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural, a Prefeitura de Guaíba realizou nesta terça-feira (31) a abertura oficial da Semana do Meio Ambiente na cidade. 

A programação conta com plantio de árvore na rua Lourival Luís da Cunha, na Moradas da Colina; limpeza no Arroio Passo Fundo; atividades na escola Inácio de Quadros, na Coronel Nassuca; plantio de árvores na avenida João Salazar, no Bom Fim; e coleta de lixo eletrônico no parque Ruy Coelho Gonçalves (Coelhão), prevista para o próximo sábado das 9h às 16h.

As autoridades abordaram em suas falas a importância da preservação e do desenvolvimento de políticas eficazes que visam enfrentar e combater a poluição no município. 

Leia Também:

‘’Hoje estamos aqui para reforçar nosso compromisso com o meio ambiente e com o futuro da nossa cidade. Porém, não podemos comemorar, sabendo que há décadas enfrentamos problemas de poluição no Arroio Passo Fundo. Este governo tem como missão enfrentar e encontrar caminhos e soluções para este problema, e por isso, o prefeito Marcelo Maranata instituiu, ainda em 2021, através da portaria 3074, o grupo de trabalho do Arroio Passo Fundo, e com isso, ainda em junho deste ano, temos como meta apresentar para a sociedade um plano de ação de curto, médio e longo prazo de recuperação do arroio’’, destacou o diretor de Comunicação e membro do Grupo de Trabalho do Arroio Passo Fundo, Luís Maffini. 

A vice-prefeita Claudinha Jardim apresentou o Plano Municipal de Coleta Seletiva 2022, que tem como objetivo minimizar o impacto da produção maciça de lixo que é jogado na natureza, uma vez que alguns materiais levam muito tempo para se degradar. A prefeitura de Guaíba realizou a distribuição de lixeiras no prédio administrativo e do prédio em anexo e, no segundo momento, a distribuição será realizada nos demais prédios das instituições de Guaíba para que seja iniciada a implementação da coleta seletiva. 

‘’Neste mês de junho instituímos a sensibilização. Nós iniciaremos com a separação dos resíduos por meio de lixeiras internas e externas, que farão a separação dos lixos orgânicos e recicláveis. Após a coleta, com auxílio das secretarias de Infraestrutura e Assistência Social, os resíduos serão destinados a catadores que irão se inscrever para buscar este material que é nobre’’, relatou ela.

Comemorado no dia 05 de Junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente foi criado em 1972 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com a proposta de alertar todos os governos do mundo e a população a respeito da necessidade de implementar medidas emergenciais para prevenir a degradação do meio ambiente.

O secretário de Planejamento, Gestão Territorial e Meio Ambiente, Simon Heberle, destacou a importância do executivo municipal se manter comprometido na construção de políticas públicas eficazes para a conservação do meio ambiente e de tudo aquilo o que ele influencia no nosso dia a dia. ‘’Com muita responsabilidade e dedicação, estamos unidos para enfrentar todas as dificuldades que encontramos nesta pasta que é tão importante na vida de cada guaibense. Nesta semana, vamos plantar uma semente e levar a todos os munícipes a reflexão de que nós teremos condições de poder desenvolver a capacidade que Guaíba tem de realizar políticas públicas a favor do nosso meio ambiente’’, destacou o gestor. 

Comentários:

Veja também