Repórter Guaibense

Terça-feira, 15 de Outubro de 2024

Notícias/Educação

Setembro Amarelo: blitz da escola Frederico Linck reforça a importância dos cuidados com a saúde mental

A atividade faz parte da campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre a prevenção do suicídio

Setembro Amarelo: blitz da escola Frederico Linck reforça a importância dos cuidados com a saúde mental
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Alunos da escola de ensino fundamental Frederico Linck realizaram "blitz" de conscientização da importância da vida na última terça-feira (17), no Centro de Guaíba. A atividade faz parte da campanha Setembro Amarelo, de conscientização sobre a prevenção do suicídio. Com o objetivo de quebrar tabus e reduzir o estigma em torno do tema, a iniciativa busca alertar a população sobre a importância de cuidar da saúde mental e oferecer apoio a quem precisa.

A escola desenvolveu durante o mês diversas atividades pedagógicas envolvendo professores de ensino religioso, artes, língua portuguesa e língua inglesa. Os alunos produziram marca páginas e outros materiais da campanha, e, entregaram aos motoristas que passavam em frente da instituição da rua Vinte de Setembro com apoio de agentes de trânsito.

A ideia surgiu depois da blitz de combate ao mosquito da dengue, que aconteceu em meados de abril deste ano. Conforme a diretora Tatiana Sparremberger, a iniciativa motivou muito a comunidade escolar tanto que resolveram realizar outra parada no trânsito em prol da vida. E, pela escola ser no centro da cidade, o trabalho dos próprios alunos que chama atenção de temas tão importantes para a sociedade é reconhecido pela população.

Leia Também:

Eles também participam do grupo "Cultivando as emoções", todas as quartas-feiras, trabalhando as emoções com apoio da equipe de psicólogos da rede municipal de ensino. "Temos uma turma que demanda muito essa necessidade de trabalhar a saúde mental, são alunos com dificuldades emocionais e crises de ansiedade", relata a supervisora Patrícia Elias. 

A escola pretende estender esse trabalho não só para esse mês de setembro, mas até quando achar necessário. Os alunos dos anos iniciais realizam atividades de uma forma mais lúdica, através de historinhas, devido a escola entender que as novas gerações também tem dificuldade de lidar com as emoções. "Essa dificuldade vem desde os pequenos e quando chega na adolescência fica mais difícil ainda, então a gente está tentando trabalhar de forma pedagógica dessa inteligência emocional em lidar com os conflitos e todas as outras coisas que acontecem nesse período escolar", complementa.

 

Setembro Amarelo

Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo, Em 2024, o lema é “Se precisar, peça ajuda!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. 

Comentários:

Veja também