O sonho de empreender, a vontade em ser dono do próprio negócio é totalmente diferente de quando realmente se decide montar um negócio. Para ser empresário é muito importante ter controle emocional, na falta desse controle emocional, o que era um sonho, poderá ser um grande pesadelo.
O desenvolvimento da Inteligência Emocional é um dos fatores determinantes para o sucesso no empreendedorismo. Assim como em outras áreas de atuação, a competência emocional é um fator de grande importância para definir entre o êxito e o fracasso de um empreendedor.
Apesar de muitas pessoas acreditarem que os fatores emocionais não interferem no mundo dos negócios, eles estão presentes a todo instante. Pois quem move os negócios são pessoas, e pessoas são movidas pelas suas emoções, sejam elas positivas ou negativas. Portanto, é necessário saber gerenciar suas emoções para definir o rumo de seu negócio.
O empresário precisa ter controle de tudo e os desafios em que muitas vezes terá que ultrapassar, e para isso será necessário ter esse controle emocional, pois irá lidar com outras pessoas, como clientes, fornecedores, colaboradores.
Saber reconhecer em si mesmo as emoções e entender de que forma elas se comportam contribui de forma significativa para que o empreendedor administre melhor as adversidades da vida, como lidar com imprevistos que acontecem no dia a dia de uma empresa.
Essa clareza de entendimento das próprias emoções afeta a forma com que o empreendedor lida com as situações e consequentemente dirá se será bem-sucedido ou não.
Não ter controle das emoções é um fator extremamente prejudicial. Algumas das razões principais que diminuem as oportunidades de ascensão de um executivo na empresa são geradas pela falta de equilíbrio de emoções, como agir impulsivamente e não pensar nas consequências de seus atos.
O empreendedor que possui Inteligência Emocional, com toda a certeza, nas suas tomadas de decisões, terá melhores resultados em todos os sentidos.
Para saber se a sua inteligência emocional está forte e saudável, analise os itens abaixo e perceba o quanto você os realiza de forma natural:
- Manter a mente aberta: jamais tomar partido de alguma situação sem antes analisar todos os lados. Entender e ter empatia pelas pessoas garante tomadas de decisões muito mais assertivas.
- Explorar ideias e buscar conhecimento: o conhecimento liberta em todos os sentidos, principalmente quando vem junto com a ação. Entender seu negócio, seu mercado, seu cliente permite que você saiba lidar com tudo isso de forma madura e focada.
- Pesquisar concorrências e experiências similares: essa pesquisa é benéfica pois permite que o empreendedor tenha mais segurança pois está sabendo como funciona o mundo ao seu redor.
- Identificar pontos de diferenciação: esse item é importante pois permite que o empreendedor entende o seu diferencial e fique focado em explorar de forma segura para atingir o cliente ideal ou vender sua ideia aos seus superiores.
- Trabalhar o medo de errar: quem tem medo de errar não arrisca e consequentemente não cresce.
- Acreditar em si mesmo: entender o quanto você tem potencial e saber que seus resultados só dependem de você permite que você tenha segurança o suficiente para seguir em frente e buscar o sucesso.
- Descrever suas metas: organização mostra maturidade emocional. Ter suas metas bem definidas é um sinal de que você irá atingi-las em algum momento.
- Focar nos objetivos criando um plano de negócios realista: com metas bem definidas e um plano de ação em mãos, qualquer objetivo é alcançado. A tranquilidade de saber isso gera uma autoconfiança e foco para o sucesso.
- Avaliar a mudança com objetividade: ser objetivo e saber quando é preciso mudar a rota leva a maturidade emocional.
Se você quer ter competência emocional, o primeiro passo é desenvolver sua Inteligência Emocional, e para isso um dos primeiros passos para conquistar a inteligência emocional é passar por um processo de autoconhecimento que o ajudará a entender melhor seus pontos fortes e fracos. Admitir suas próprias limitações é sinal de maturidade em qualquer relacionamento, especialmente no ambiente profissional.
Com um mapeamento das próprias competências e limitações é possível lidar mais facilmente com as próprias emoções, eliminar reações negativas e buscar formas de transformar-se e protagonizar a própria história. Para se dar bem em qualquer empreendimento, é preciso primeiro estar bem consigo mesmo, bem resolvido com seu passado, feliz com o seu presente e otimista com o seu futuro.
E você, tem trabalhado sua inteligência emocional para melhorar a sua performance e a do seu negócio?
Comentários: