Você já se perguntou como vender o seu conhecimento? Se é possível ganhar dinheiro com o que o que você sabe ensinar para as pessoas de forma online?
A resposta é sim e isso é feito o tempo todo.
De acordo com dados do Ministério da Educação, o ensino a distância é a modalidade de ensino que mais cresce no Brasil, diferente de outros segmentos que foram afetados pela crise econômica. Nessa realidade, criar um curso online é um negócio promissor e lucrativo, desde que quem o produza tenha um bom conteúdo e uma estratégia de vendas eficiente.
No universo online é possível ganhar dinheiro assim, no nicho que você escolher, de acordo com sua afinidade ou experiência/conhecimento.
Para vender o conhecimento na internet, a primeira coisa a fazer é entender qual o seu maior talento e como isso pode ajudar as pessoas, como por exemplo: se você faz bolos muito bem, você pode ensinar as pessoas a fazerem bolos ou se você fala fluentemente alguma língua estrangeira e tem didática, você pode ajudar outras pessoas a falarem também.
Uma boa maneira de saber qual é seu maior talento, é perceber o que muitas vezes você já faz de forma gratuita, no que as pessoas mais pedem ajuda a você. Quando entender isso, pensar em como as pessoas podem pagar (ou deveriam) por esse talento seu, você já conseguirá partir para o próximo passo.
Você deve estar se perguntando: “Certo, e como eu vou fazer isso?”
Existem duas formas de vender conhecimento: Uma delas é criar seu próprio infoproduto e a outra é vender o infoproduto de alguém, ou seja, se afiliar em algum produto.
Para ter seu próprio infoproduto:
- Descubra o seu talento e veja no que ele pode ajudar as pessoas:
O que você faz e que as pessoas sempre te elogiam? Qual assunto que você domina bem e sabe que poderia passar seu conhecimento adiante? Você não precisa ser um professor para dar aulas online. O importante é você escolher aquilo que gosta de fazer para que, durante o processo de criar seu Infoproduto, você tenha domínio no tema que ensinará e consiga trabalhar com algo que você realmente gosta.
- Defina o público-alvo:
Depois de entender o assunto sobre o qual você quer falar, tente entender se você terá uma audiência para quem vender seu curso. Uma dica é: faça uma lista de "dores" que essas pessoas sentem e que pode ser amenizada com o seu produto.
- Comece a postar conteúdo de valor e transformação para essas pessoas:
Com constância e bom conteúdo, você conseguirá perceber se as pessoas estão procurando e assistindo aquilo que você compartilha e assim medir a necessidade delas.
- Construa um produto digital:
E-book, curso, mentoria, consultoria, etc. Coloque no papel o cronograma e como será esse produto. Se for e-book, comece a escrever, se for curso, escolhe um bom cenário (pode ser em casa mesmo) e comece a gravar. Após o produto pronto, o ideal é encontrar uma plataforma para hospedar esse produto e vender.
- Monte uma estrutura de venda:
Conteúdo de valor, dor, transformação e resolução do problema com o seu produto. Faça um cronograma de postagens para gerar curiosidade e desejo no cliente.
- Divulgue e oferte seu produto:
Ofereça o seu produto como solução para o problema do seu cliente. Aprender como divulgar um infoproduto pode ser o maior desafio do produtor. Divulgar e converter a divulgação em vendas pode ser a tarefa mais difícil em seu caminho. Mas assim como todo desafio você precisa de persistência, estudo e auto-avaliação. Com isso você terá o que precisa para o sucesso de como vender infoprodutos.
Mas lembre-se: ter um infoproduto e gerenciá-lo é um negócio e como qualquer negócio precisa de organização e profissionalismo. Entender sobre empreendedorismo, atendimento ao cliente, suporte, técnicas de vendas é essencial para o sucesso nesta área.
E na internet, uma das premissas de sucesso é a consistência, que é chave que você precisa virar para que o seu negócio cresça e te dê cada vez mais resultados. Pense, se você está vivo hoje é porque todos os dias da sua vida você se alimentou, respirou, bebeu água. Imagine se você não tivesse sido consistente e tivesse se alimentado uma vez no mês?
Assim é o mercado digital. Você precisa de consistência, foco e dedicação para alcançar todo o seu potencial.
Boas Vendas!
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