Repórter Guaibense

Terça-feira, 30 de Setembro de 2025

Colunas/Geral

Os Departamentos - Campeira

sempre será importante a atuação dos demais departamentos em harmonia

Os Departamentos - Campeira
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Seguindo viagem com a comitiva das letras pelos Departamentos dos CTGs, apresentando um pouco sobre cada um deles que compõe as entidades tradicionalistas, vamos trazer nesta feita o Departamento Campeiro.

Também é gerido pelo seu (sua), Diretor (a) ou Coordenador (a), bem como o quadro de prendas e peões que lhe acompanham na jornada da gestão.

Assim como os demais departamentos do CTG (Centro de Tradições Gaúchas) o Campeiro tem suas atividades baseadas nas mais antigas lides de campo, mas também precisa ter diretrizes claras das suas frentes de atuação / responsabilidades. Algumas delas, são:

Leia Também:

Todas as atividades campeiras do CTG serão planejadas e coordenadas por este departamento.

São responsabilidades do Departamento Campeiro:

Preservar e divulgar os hábitos, os costumes, as tradições e o folclore do campeiro Rio-grandense;

Promover rodeios Campeiros;

Participação em mostras, apresentações ou competições nas modalidades campeiras (tiro de laço, prova de rédea, estafeta, vaca parada e gineteada);

O tiro de laço, que é a origem dos rodeios campeiros, tem origem histórica nas lides com o gado, desde os primórdios do desenvolvimento do nosso pago.

O viajante belga do século XIX, A. Baguet, em seu relato sobre a viagem ao Rio Grande do Sul, realizada em 1845, apresentou uma passagem sobre o uso do laço por um “verdadeiro gaúcho”.

Segundo sua descrição:

O guia que encontramos em São Gabriel era um verdadeiro gaúcho [...] Como a maior parte de seus compatriotas, era de uma habilidade extrema em lançar o laço, as boleadeiras e o facão. O laço, que tem quinze metros de comprimento, é feito de tiras de couro cru, da grossura de um dedo mínimo, artisticamente trançadas; uma das pontas termina por um anel de ferro bastante grande, que serve para formar o nó corrediço; e a outra é presa à cilha do recado, à direita do cavaleiro. Quando este quer jogar o laço, enrola-o em círculos como os marinheiros e, com a mão direita, rodopia o nó corrediço acima da cabeça. (BAGUET, 1997, p. 54-55).

Parte primordial do trabalho deste departamento, dentro de um CTG é preservar essa notação histórica.

Quando vemos uma cancha tomada de bons laçadores com seus ágeis cavalos indo de encontro ao gado, com os laços cortando o espaço, estamos revivendo a história de nossa gente.

Mobilizar pessoas que se disponham a ter um cavalo, trata-lo e cuida-lo com zelo, adestra-lo para aprender a ser o melhor parceiro no tiro de laço, não é fácil e nem barato, mas faz parte da responsabilidade de quem está a frente desse departamento.

Ainda que hajam pessoas responsáveis a frente deste trabalho, sempre será importante a atuação dos demais departamentos em harmonia para que as ações sejam realizadas com sucesso e excelência.

Tão ou mais importante é a participação dos familiares / responsáveis.

Em um CTG tem arte, tradição, cultura e formação social, basta que as ferramentas sejam usadas com maestria e tudo se transforma.

Pensem nisso...

 

                                “que o maior presente entre as pessoas,                                                                                                                                              sejam a bondade e o amor fraterno!”

                                              Mário Terres e Tainara Moraga

Comentários:
Mário e Tainara

Publicado por:

Mário e Tainara

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também