Todo mundo já viu tanto no início quanto no final de um filme ou série, as seguintes expressões “baseado na obra de...”, “esse filme é uma adaptação...”, “inspirado em...” Mas você sabe a diferença entre elas?

“Harry Potter, 2001”
OBRAS BASEADAS:
Um filme baseado em um livro, peça teatral, game ou história real, não tenta de forma alguma ser fiel a obra original. Como o próprio nome diz, apenas a base do roteiro faz referência a sua origem, mas no geral, é algo novo. Desse modo, as personagens, locais e histórias podem não ser os mesmos. A maioria dos filmes “baseados” que se encontra, são relacionados a histórias reais (“fato real” não é correto pois fato já significa real). O interessante, é que muitas vezes as pessoas nem mesmo sabem que o filme teve como base uma outra obra existente, tamanha a diferença entre um e outro e, não necessariamente, um é melhor ou pior. Apenas são parecidos, mas diferentes. Por exemplo, o filme “Titanic, 1997”.

“Titanic, 1997”
OBRAS INSPIRADAS:
Um filme inspirado em um livro, por exemplo, passa longe da história contada pelo escritor, pois a leitura serviu apenas de inspiração. Imagine que você é um diretor de cinema e, após ver a peça Romeu e Julieta, decide filmar algo relacionado a um amor proibido. É exatamente isso. Então pode-se ver aqui a diferença entre uma obra inspirada e adaptada.

“William Shakespeare, 1564-1616”
OBRAS ADAPTADAS:
A adaptação é aquela que chega mais perto do produto original, mas não de forma completa. Adaptar significa transpor, ou seja, é contar a mesma história só que em uma mídia diferente. Isso não implica que todos os elementos do livro estejam no filme pois, muitas coisas devem ser adaptadas para que se encaixe no modelo do produto final. Sabe quando você assiste a um filme adaptado de um livro pensa “não colocaram aquela parte da história no filme”, pois é, isso ocorre não porque mudaram tudo, mas porque certas coisas não tem como ser incluídas ou devem ser alteradas para que a obra seja viável. Muitos fatores contribuem para isso como, público-alvo, época (do livro e filme), expressões utilizadas, etc.

“The Hunger Game, 2012”
Comentários: