O 20º Festival Nacional de Cinema Estudantil, que ocorre em novembro, está com inscrições abertas até o dia 30 de setembro.
O evento abre espaço para produções de todo o Brasil e Exterior e tem objetivo incentivar a produção audiovisual como atividade pedagógica vinculada ao currículo escolar. É pioneiro no Brasil no incentivo ao uso do audiovisual como prática pedagógica, integrando alunos e professores na produção de filmes.
Para o idealizador, jornalista e diretor escolar Valmir Michelon, Guaíba cidade berço da Revolução Farroupilha vem se consolidando como cidade berço de novos cineastas.
As produções realizadas poderão ser ficção, documentário ou propaganda educativa. Serão aceitos filmes em formato de animação, além de longas metragens e curtas na categoria alternativa, para produções independentes ou voltadas para a educação.
O link das inscrições está aqui. Maiores informações [email protected]. Neste ano o evento tem a parceria do Instituto Gomes Jardim, 12ª CRE e prefeitura de Guaíba, através das secretarias de Educação e Turismo, Desporto e Cultura.
Premiado em Gramado
O Festival de Cinema de Gramado anunciou na quarta-feira (18) os vencedores dos prêmios Novas Façanhas e Leonardo Machado, oferecidos pela Secretaria de Cultura do Estado (Sedac), por meio do seu Instituto Estadual de Cinema (Iecine), aos filmes que competem na mostra de Longas-Metragens Gaúchos. O Festival de Cinema Estudantil de Guaíba foi um dos três vencedores da categoria Novas Façanhas. Ele foi premiado juntamente com a Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos (APTC/RS) e Coletivo Mbyá-Guarani de Cinema. Além de placa alusiva, cada um dos vencedores recebe R$ 10 mil.
Comentários: