Aos 72 anos, o ex-vereador de Guaíba Graciano Pacheco vive atualmente sendo Papai Noel nas épocas e noites de Natal na serra gaúcha.
Além de dentista e professor de ciências na escola Cônego Scherer, ele foi parlamentar da Câmara de Vereadores em três mandatos pelo PTB e PDT, de 1989 até 2000, um ano antes de decidir deixar a política e morar com a família em Nova Prata, cerca de 200 quilômetros de Guaíba.
Ele sempre teve sua tradicional barba, tanto que sua filhas, de 44 anos, não o conhecem ainda seu rosco sem ela. Foi esse motivo que despertou a curiosidade e o convite para ele ser o bom velhinho para alegria das crianças nas épocas de fim de ano.
- Eu sempre tive barba, tanto que minhas filhas não conhecem meu rosto até hoje. Até eu não me lembro como eu sou sem barba (risos). E aí cheguei em Nova Prata e começando ficar com a barba branca e aí na farmácia, onde ajudo no trabalho de minha família, me perguntaram seu eu faço Papai Noel. Disse que nunca fiz mas podia começar a experimentar - conta.
Há cerca de 15 anos agora é chamado para ser Papai Noel na região. Ele foi Papai Noel em Nova Araça, Nova Bassano, Protásio Alves e Nova Prata, além de ser Papai Noel em creches e escolas que o convidaram para alegria das crianças da comunidade. Na noite de Natal ele atende 35 famílias de Nova Prata e Vila Flores, começa no final da tarde de 24 de dezembro e, às vezes, termina as visitas no meio da madrugada do dia 25 sempre entregando presentes. E detalhe: tudo voluntário.
Para ele, ser Papai Noel é importante pois está fazendo bem para comunidade, principalmente para as crianças e os vovôs.
- Eles adoram quando chega o Papai Noel. Aqui é uma região muito católica, com muito vocação religiosa, então eles preservam muito essa data. Então quando chega o Papai Noel é uma alegria e, claro, fico pouquinho tempo mas percebo a alegrias deles. Me sinto muito contente em proporcionar essa alegria a eles.
Graciano ainda foi presidente da Câmara de Vereadores por dois anos e candidato a vice-prefeito de Guaíba nas eleições de 2000, na chapa do então candidato a prefeito José Sperotto.
Comentários: