Repórter Guaibense

Notícias/Educação

Escolas de Guaíba passam por avaliação de leitura, matemática e ciências

Quase 20 cidades gaúchas participam do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa

Escolas de Guaíba passam por avaliação de leitura, matemática e ciências
Divulgação/Seduc-AM
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Quatros escolas  de Guaíba passaram pela a avaliação do Programme for International Student Assessment (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - Pisa), da Fundação Cesgranrio: Gomes Jardim, Augusto Meyer, Nestor de Moura Jardim e Cônego Scherer.  A avaliação acontece em quase 20 cidades gaúchas com o objetivo de verificar as habilidades e competências dos estudantes sobre leitura, matemática e ciências.

A avaliação amostral consisti em um questionário contextual dos alunos,  com idades entre 15 anos e três meses a 16 anos e dois meses, e um questionário da escola. Nesta primeira etapa, foram sorteados aproximadamente 7 mil alunos de Alvorada, Eldorado do Sul, Guaíba, Porto Alegre, Viamão, Cachoeirinha, Campo Bom, Canoas, Estância Velha, Esteio, Gravataí, Novo Hamburgo, Santo Antônio da Patrulha, São Leopoldo, Sapucaia do Sul e Lajeado.

O Pisa trata-se de um estudo comparativo internacional realizado a cada três anos pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ele oferece informações sobre o desempenho dos estudantes em uma idade que se pressupõe o término da escolaridade básica obrigatória na maioria dos países, vinculando dados sobre suas atitudes em relação à aprendizagem, e também aos principais fatores que moldam sua aprendizagem, dentro e fora da escola.

Os resultados  permitem que cada país avalie os conhecimentos e as habilidades de seus estudantes em comparação com os de outros países, aprenda com as políticas e práticas aplicadas em outros lugares e formule seus programas educacionais visando à melhora da qualidade e da equidade dos resultados de aprendizagem.

Comentários:

Veja também