Estudantes das escolas municipais de Guaíba receberão internet de graça para poderem ter acesso ao ensino remoto. 1.488 considerados de alta vulnerabilidade social, de 1.050 residências, fazem parte do projeto "Conectados pela Educação'', da Prefeitura, Ministério Público e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDICA).
Em até três meses, todos serão contemplados. Eles terão acesso à plataforma Educar WEB e nos demais sites através da via fibra óptica que serão instaladas em suas residências. O objetivo principal do projeto é dar acesso à internet durante e pós-pandemia para os alunos.
A secretária de Educação, Vírginia Guimarães, diz que é entendido que será uma ferramenta que fará parte do dia-a-dia de todos os envolvidos na educação.
- A gente tem que a cada dia estar mais conectados, e a internet precisa ser uma grande aliada neste momento - diz ela
Ela ainda destaca que a preocupação foi de dar acesso aos que não tinham condições financeiras para realizar as atividades de sala de aula. Que o órgão realizou uma grande pesquisa para identificar aqueles que encontravam dificuldades para se conectaram com seus professores durante a pandemia.
O prefeito José Sperotto, a vice Cleusa Silveira e Vírginia estiveram entregando as primeiras instalações nesta terça-feira (29). Para o chefe do executivo, “a pandemia nos trouxe muitas dificuldades, mas também nos trouxe possibilidades e essa é uma das conquistas que tivemos durante nossa gestão”.