A prefeitura de Guaíba publicou, nesta quarta-feira (21), os editais para destinação dos recursos da Lei Aldir Blanc. A cidade receberá R$ 678 mil do auxílio do governo federal ao setor cultural. Os recursos serão destinados a artistas e pontos que foram atingidos financeiramente com a pandemia de coronavírus, começada em março. Acesse aqui.
Ao todo, serão R$ 3 bilhões distribuídos no Brasil. Para secretária de Turismo e Cultura, Cláudia Mara, esta lei pretende ser muito além da emergencialidade, um legado do músico Aldir Blanc (que faleceu em maio por decorrência ao covid-19). Uma por ser construída uma fotografia de toda cena cultural de Guaíba e, o legado maior, de ensinar o trabalhador da cultura a participar de editais.
- Tanto para equipe foi uma experiência muito grande na confecção dos editais, e na própria conversa com os segmentos. Ouvimos os segmentos e transformamos seus anseios. Agora é acompanhar todo processo de nossos trabalhadores da cultura em acessar esses editas - destaca ela.
Em setembro, um Mapa Cultural contribuiu para execução da Lei. O objetivo do levantamento foi buscar a melhor implementação do auxílio emergencial, e ter a oportunidade de visualizar de forma mais precisa o ambiente cultural da cidade, além de elaborar políticas públicas satisfatórias e efetivas na área. O Mapa passou por aprovação do Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMPC) e teve como essência a necessidade de saber quem são, quantos são, onde estão, o que fazem e como produzem os trabalhadores e espaços culturais de nossa cidade.
Comentários: