Repórter Guaibense

Quinta-feira, 28 de Marco de 2024

Notícias/Especial

Prêmio Repórter Guaibense divulga semifinalistas da Ação Cultural; confira

Votação acontece até 18 de fevereiro

Prêmio Repórter Guaibense divulga semifinalistas da Ação Cultural; confira
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Prêmio Repórter Guaibense divulga os semifinalistas com a categoria Ação Cultural, que visa reconhecer ações culturais realizadas durante 2021 e noticiadas aqui no site. A votação popular está aberta, e segue até 18 de fevereiro, sendo que os três mais votados serão finalistas e escolhidos pelo júri de colunistas, convidados especiais, autoridades e patrocinadores. A grande noite de premiação será em 5 de abril.

 

Somente será permitido um voto por pessoa: 

Leia Também:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSePCVh7XmA6rhFefcbo6ptKTYNijN1uloQGussxKydz42LXRw/viewform

 

Exposição no Mercado Público

Durante a programação da Multifeira Cultural, a exposição da fotógrafa e jornalista Bianca Barbosa estava no prédio antigo do mercado público de Guaíba, no Centro. A mostra "Peju porã tekoá mirim pygua", tradução de bem-vindo a aldeia Tekoá Mirim, são de imagens de 36 famílias indígenas guaranis que têm como fonte de renda, basicamente, o artesanato que produzem, além das doações de ONGs e projetos atuantes nas proximidades. 

 

Show de patinação artística no Sarandeio Farroupilha

O público assistiu o show entre rodas Nossas Façanhas. Cerca de 20 patinadores entre crianças, adolescentes e adultos do Grupo Expressão de Patinação apresentaram o espetáculo, no ginásio Ruy Coelho Gonçalves (Coelhão), contando as origens, lutas e tradições do Rio Grande do Sul. O evento fez parte da programação do Sarandeio Farroupilha.

 

Jogo RPG na Praia da Alegria

"O Território de Orixás e seus tesouros imateriais" foi tema de um Role Playing Game (RPG), termo em inglês usado para se referir a um jogo de interpretação de papéis. Baseado em fatos reais, jogadores fazem parte diretamente do jogo ajudando a criar suas histórias e aventuras vividas na Praia de Alegria, zona sul de Guaíba. Ou seja, quem manda é a imaginação.

 

Pintura de grafite na escola

Pelo terceiro ano, grafiteiros escolheram um muro de uma escola de Guaíba para receber manifestação artística através do splay. Quase 20 artistas, de diversas cidades do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, se dedicaram durante todo final de semana para dar uma nova visionomia para o instituto de educação Gomes Jardim, no Centro.

 

Site sobre as festas de Iemanjá

O site "Mémórias da Fé" documenta a trajetória de mais de 40 anos das Festas de Iemanjá em Guaíba. O projeto retrata histórias e religiosidade das casas Reino de Iemanjá, da Mãe Líbia, e Estrela do Oriente, da Mãe Arlete, como forma de salvaguardar suas memórias e apresentar um conteúdo de grande riqueza cultural com narrativas diferenciadas e sensibilidade do jornalismo. Desde 2019, as duas festividades ocorridas no feriado de Iemanjá, em 1º e 2 de fevereiro, são consideradas patrimônios histórias e culturais da cidade.

 

Calendário "Guaíba, uma cidade poética"

A fotógrafa Maris Strege lançou mais uma forma de divulgar suas fotografias através dos versos: calendários 2021 "Guaíba, uma cidade poética", com imagens de diversos lugares turísticos da cidade e com poesias escritas por diversos amigos, poetas e escritos.

Comentários:

Veja também