Repórter Guaibense

Sexta-feira, 29 de Marco de 2024

Notícias/Educação

Sem previsão, escolas estaduais de Guaíba não retornam às aulas presenciais

Cerca de 300 mil alunos poderiam retomar as atividades no RS

Sem previsão, escolas estaduais de Guaíba não retornam às aulas presenciais
Itamar Aguiar/ Palácio Piratini
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Autorizadas para reabrirem, as escolas estaduais de Guaíba não voltaram com suas aulas presenciais nesta terça-feira (20). Os principais motivos são a falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e um decreto publicado pela prefeitura de Guaíba que não autoriza a abertura das instituições. Nesta primeira etapa, que contempla os estudantes do Ensino Médio e do Ensino Técnico, cerca de 300 mil alunos poderiam retomar as atividades no Rio Grande do Sul.

Segundo a coordenadora da 12ª Coordenadoria de Regional de Educação, Vera Almeida, apesar de toda organização, o reinício presencial ainda não tem a data inicial, pois é necessário um alinhamento com todas cidades da regional. 

 - É um momento de serenidade e muita calma. As avaliações irão ocorrer seguindo as orientações do Departamento Pedagógico, a fim de não haver prejuízo aos alunos, sendo necessária uma discussão junto à comunidade escolar - destaca ela. 

Leia Também:

Na semana passada, diretores das instituições de Guaíba entregaram documento de repúdio ao retorno. Dos 17 diretores das instituições, 13 assinaram. Entre eles, das escolas Gomes Jardim, Ismael Chaves Barcellos, Augusto Meyer, Ruy Coelho Gonçalves, Solon Tavares, Carlos de Moura e Cunha e Aglae Kehl.

 - Entendermos todo o esforço do Governo do Estado em tentar  fornecer equipamentos à servidores e professores para o retorno gradual das aulas neste mês de outubro. Mas somos contrários ao retorno das aulas enquanto não houver a segurança absoluta para crianças, estudantes e servidores da educação - revelam em nota.

A prefeitura publicou um decreto, nesta segunda-feira (19), que suspende as aulas presenciais de todos níveis, tanto em escolas municipais e estaduais. As particulares podem ser reabertas, sendo que devem respeitar as medidas de prevenção ao coronavírus.
 

O que diz o Estado

A Secretaria Estadual da Educação reforça que as escolas que não tiverem recebido os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e itens de higienização, não estiverem adaptadas aos protocolos sanitários, e que não tenham seu Planos de Contingência previamente elaborados juntamente aos Centros de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COEs), não terão a abertura autorizada para recebimento dos estudantes para aulas presenciais e permanecerão no ensino remoto.

Para o retorno das aulas presenciais, o Estado irá dispor de um investimento extra na ordem de R$ 270 milhões para aprendizagem, capacitação, aquisição de equipamentos de proteção e materiais de desinfecção e contratação de professores e profissionais de apoio (serventes e merendeiras).

 

Comentários:

Veja também