Repórter Guaibense

Domingo, 05 de Outubro de 2025

Colunas/Geral

Música, a importância em nossas vidas

A música trás consigo o encantamento de nos acalantar

Música, a importância em nossas vidas
IMPRIMIR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Se existe uma ponte entre corpo, alma e emoções, essa ponte se chama Música, independente do ritmo, do estilo e do andamento, a música traduz sentimentos que, mesmo sem canto, sentimos no âmago de nossa alma a sua mensagem.

A música embala romances, sonoriza ambientes, carrega os bailarinos, acalma os bebês, acalanta corações, música é mensagem sonora de que algo maior que qualquer discurso, vibra pelas ondas sonoras.

No tradicionalismo, a música traz uma importância ímpar, desde os bailes de antigamente, onde a viola, a rabeca de crinas e algum par de esporas conduziam o ritmo, ao redor de um fogo grande ou sob a luz de candeeiros carregados de gordura de baleias, a música nos acompanha da ancestralidade remota desses pagos.

Leia Também:

Houve fusões com o povoamento do Estado, com os viajantes de allá que cruzaram fronteiras e trouxeram uma mala de garupa carregada de cultura, junto nessa mala, vieram ritmos hispânicos, também com as miscigenações a música foi miscigenando, agregando cantos, ganhando ritmos mesclados e trazendo ao cenário a música da formação do Rio Grande de São Pedro.

A música trás consigo o encantamento de nos acalantar! Ela é um elemento terapêutico, por si só! Seja tocando um instrumento, cantando ou simplesmente contemplando a arte. Já se perguntou aí: Qual foi a música mais marcante da sua vida, até o momento? Sim, a música também conta, por vezes a nossa própria história, nos remete a acontecimentos, eventos, coreografias, lugares, etc...

Sensação de bem-estar e leveza. Seja no carro, no ônibus, passando em frente a um local com música, logo nos prende a atenção e nossa mente dá aquele passeio sem sair do lugar.

Que tal cevar aquele mate e ouvir uma boa música?! Outro momento onde parece que os elementos se unem, e lado a lado nos fazem uma ótima companhia.  Afinal, segundo a lenda da erva-mate, ele foi criado para fazer companhia ao velho cacique, que já não conseguia mais seguir sua tribo nas caçadas.

Têm também a missão social/coletiva de aproximar pessoas em seus grupos de identificação, de acordo com o gênero musical, independente qual seja e está tudo bem! Importante é o respeito e a integração.

Seus compositores e músicos, utilizam-se, por vezes, desse recurso para expressar seus pensamentos e sentimentos.  Já os dançarinos, através do seu bailar oferecem movimentos aos versos e as notas musicais, trazendo vida, alegria, curiosidade e pensamentos.

Quem nunca ouviu: Quem canta seus males espanta??!!! Olha que nem precisa ser um intérprete vocal, mas pelo simples gesto de soltar a voz.

Dom Barulho cantarolava o dia inteiro para que pudesse manter o pensamento em alegria e em harmonia com o universo.

Ele dizia: “Meu neto já viu algum passarinho chorando? Então canta igual os passarinhos que a vida fica muito mais alegre, pra ti e pra quem te acompanhar nesse canto de alegria! ”

Esse Dom Barulho é demais!

 

                           “Que o maior presente entre as pessoas,                                                                                                                                             sejam a bondade e o amor fraterno!”

                                      Mário Terres e Tainara Moraga

Comentários:
Mário e Tainara

Publicado por:

Mário e Tainara

Lorem Ipsum is simply dummy text of the printing and typesetting industry. Lorem Ipsum has been the industry's standard dummy text ever since the 1500s, when an unknown printer took a galley of type and scrambled it to make a type specimen book.

Saiba Mais

Veja também