Os escritores guaibenses Altair Martins e Guilherme Lessa Bica abrem, a partir de junho, a Blombos Escrita Criativa, espaço dedicado a cursos de escrita on-line. Serão abordados mensalmente os vários gêneros da literatura: poesia, conto, romance, literatura infantil, entre outros.
As aulas são síncronas, via plataforma Zoom e Google Classroom, com leitura, exercícios de escrita e feedback dos ministrantes. As vagas são limitadas.
Os primeiros módulos (poesia e crônica) começam em junho e estão com as inscrições abertas:
1. Percurso da poesia [Prof. Altair Martins]
terças-feiras [19h – 22h]: 1º/06; 08/06; 15/06; 22/06
2. Anatomia da crônica [Prof. Guilherme Bica Lessa]
quintas-feiras [19h -22h]: 03/06; 10/06; 17/06; 24/06
Informações e inscrições:
[email protected]
WhatsApp: +55 51 81211884 ou +55 51 84220193
O coletivo Blombos
Na Gruta de Blombos, na África do Sul, foram encontrados artefatos de mais de 70 mil anos. Entre eles, alguns blocos de pedra nos quais registros humanos apontam para o futuro: a escrita.
O coletivo Blombos entende que a linguagem é a mais clara vocação humana e por isso busca inspiração nesses primeiros gestos para propor oficinas livres de Escrita Criativa na modalidade on-line.
Os ministrantes
Altair Martins (Porto Alegre, 1975) é professor de Letras e Escrita Criativa na graduação e pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Publicou, entre outros, o romance A parede no escuro (Prêmio São Paulo de Literatura 2009) e a coletânea de contos Enquanto água (Prêmio Moacyr Scliar 2012). Labirinto com linha de pesca é seu livro mais recente.
Guilherme Lessa Bica é jornalista e mestre em Escrita Criativa pela PUCRS. Há 15 anos, faz da palavra escrita o centro dos seus ofícios como repórter, escritor, poeta e compositor. Tem dois livros publicados: “Sport Club Itapuí – o clube que nasceu com Guaíba” (ÁreaCom, 2006) e “Guaíba Labirinto” (Edições Outro Céu, 2017). Integra a banda de música brasileira Pequena Serenata. Mantém a coluna “Outra Margem” no jornal online Repórter Guaibense, espaço dedicado à produção de crônicas. Tem poemas e contos publicados em revistas e sites como Subversa e 7Faces.
Comentários: